A prática da educação patrimonial em arquivos: a experiência do Arquivo Histórico de Porto Alegre
Abstract
Apresenta as atividades de Educação Patrimonial desenvolvidas pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV). Tem como finalidade descrever e analisar as atividades desenvolvidas na Instituição e compará-las com a teoria da Educação Patrimonial. A pesquisa classifica-se quanto a sua natureza como aplicada e quanto aos objetivos como descritiva. Segundo os procedimentos assume caráter de estudo de caso com uma forma de abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas não-diretivas com a responsável pelo Programa de Educação Patrimonial, consulta a publicações do AHPAMV e observação assistemática de cinco atividades do Programa. Foi possível constatar que o referido Programa é elaborado de acordo com a metodologia proposta pela teoria da Educação Patrimonial e desenvolvido de maneira permanente no Arquivo. As atividades desenvolvidas são de cunho educacional e tem por objetivo proporcionar ao público conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio cultural sensibilizando e conscientizando para a necessidade de preservação dos bens patrimoniais documentais, culturais e naturais, materiais e imateriais. Concluiu-se que, por meio das atividades que compõem o Programa de Educação Patrimonial, o Arquivo desenvolve um serviço de assistência educativa de forma dinâmica, sistemática e crescente. Recomenda-se a continuidade de estudos sobre o uso da Educação Patrimonial como forma de os arquivos prestarem assistência educativa.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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