dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Corino, Cristiane Bortoluzzi | |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T15:27:31Z | |
dc.date.available | 2016-03-15T15:27:31Z | |
dc.date.issued | 2007-02-07 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1335 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The man inhabit a fragile planet, and through your voracity, it interacts with the environment to
serve your purposes of power , feeding, comfort, safety and consuption. In the whole history, the predominant
civilizations, as rule, conquered and overlook without worrying with the appropriate preservation
of the environmental values, even when threatened in your own extinction.
Nowadays verified that the environmental resources are not inexhaustible and this way it’s inadmissible
that economical activities grow strange to this fact, emerging to principal goal for search
to the survival of the Planet: the harmonic coexistence between the economical development and the
environment.
The environmental law appears as an answer to the need of putting a brake to the environmental
planetary scale deterioration, being the juridical discipline that studies the principles and rules
tendency that can impede the destruction or the deterioration of the elements of the nature. Your essence
is multidisciplinary, involving, into your complexity of doing (legis-home), to execute and to
understand, knowledge that are going a lot besides the juridical technical knowledge.
The reasons why this work presents a Teaching Plan of Environmental Right in the Educational
Process Discipline of higher education, elaborated by a revision of literature, bibliographical
researches and analysis of several teaching plans of Brazilian and foreigners teaching institutions.
Considering the importance of each content and the fact that the curriculum tha the colleges of
law are structured conforming the doctrines of a civilization based on the individualism and consumerism,
became separated the teaching plan in Right Environmental I - it Leaves General and Environmental
Right II - it Leaves Special, subdivided in 06 (six) and 08 (eight) modules, respectively, with
hourly load of 60 horas/aula per semester, as being the best curricular approach seeking to leave of
this individual vision for the collective with the use of the juridical instruments for the solution of the
environmental problems. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Plano de ensino | por |
dc.subject | Direito ambiental | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Plano de ensino da disciplina de direito ambiental no processo educativo de nivel superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A humanidade habita um planeta frágil, e através de sua voracidade, interage com o
meio ambiente para servir aos seus propósitos de poder, alimentação, conforto, segurança e
consumo. Em toda a história, as civilizações predominantes, via de regra, conquistaram e
dominaram sem se preocupar com a adequada preservação dos valores ambientais, senão
quando ameaçadas em sua própria extinção.
Atualmente verifica-se que os recursos ambientais não são inesgotáveis e desta forma
é inadmissível que as atividades econômicas desenvolvam-se alheias a este fato, surgindo
daí a principal meta na busca da sobrevivência do Planeta: a coexistência harmônica
entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
O direito ambiental surge como uma resposta à necessidade de pôr um freio à deterioração
ambiental em escala planetária, sendo a disciplina jurídica que estuda os princípios
e regras tendentes a impedir a destruição ou a deterioração dos elementos da natureza. Sua
essência é multidisciplinar, envolvendo, em sua complexidade tanto de fazer (legislar), executar
e entender, conhecimentos que vão muito além do saber técnico jurídico.
Motivo pelo qual este trabalho apresenta um Plano de Ensino da Disciplina de Direito
Ambiental no Processo Educativo de Nível Superior, elaborado mediante uma revisão de
literatura, através de pesquisas bibliográficas e da análise de diversos planos de ensino de
instituições de ensino brasileiras e estrangeiras.
Considerando a importância de cada conteúdo e o fato de que os currículos das faculdades
de direito estão estruturados conforme as doutrinas de uma civilização baseada no
individualismo e consumismo, dividiu-se o plano de ensino em Direito Ambiental I - Parte
Geral e Direito Ambiental II - Parte Especial, subdivididos em 06 (seis) e 08 (oito) módulos,
respectivamente, com carga horária de 60 horas/aula por semestre, como sendo a melhor
abordagem curricular visando sair desta visão individual para a coletiva com a utilização dos
instrumentos jurídicos para a solução dos problemas ambientais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |