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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorCorino, Cristiane Bortoluzzi
dc.date.accessioned2016-03-15T15:27:31Z
dc.date.available2016-03-15T15:27:31Z
dc.date.issued2007-02-07
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1335
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe man inhabit a fragile planet, and through your voracity, it interacts with the environment to serve your purposes of power , feeding, comfort, safety and consuption. In the whole history, the predominant civilizations, as rule, conquered and overlook without worrying with the appropriate preservation of the environmental values, even when threatened in your own extinction. Nowadays verified that the environmental resources are not inexhaustible and this way it’s inadmissible that economical activities grow strange to this fact, emerging to principal goal for search to the survival of the Planet: the harmonic coexistence between the economical development and the environment. The environmental law appears as an answer to the need of putting a brake to the environmental planetary scale deterioration, being the juridical discipline that studies the principles and rules tendency that can impede the destruction or the deterioration of the elements of the nature. Your essence is multidisciplinary, involving, into your complexity of doing (legis-home), to execute and to understand, knowledge that are going a lot besides the juridical technical knowledge. The reasons why this work presents a Teaching Plan of Environmental Right in the Educational Process Discipline of higher education, elaborated by a revision of literature, bibliographical researches and analysis of several teaching plans of Brazilian and foreigners teaching institutions. Considering the importance of each content and the fact that the curriculum tha the colleges of law are structured conforming the doctrines of a civilization based on the individualism and consumerism, became separated the teaching plan in Right Environmental I - it Leaves General and Environmental Right II - it Leaves Special, subdivided in 06 (six) and 08 (eight) modules, respectively, with hourly load of 60 horas/aula per semester, as being the best curricular approach seeking to leave of this individual vision for the collective with the use of the juridical instruments for the solution of the environmental problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano de ensinopor
dc.subjectDireito ambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titlePlano de ensino da disciplina de direito ambiental no processo educativo de nivel superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA humanidade habita um planeta frágil, e através de sua voracidade, interage com o meio ambiente para servir aos seus propósitos de poder, alimentação, conforto, segurança e consumo. Em toda a história, as civilizações predominantes, via de regra, conquistaram e dominaram sem se preocupar com a adequada preservação dos valores ambientais, senão quando ameaçadas em sua própria extinção. Atualmente verifica-se que os recursos ambientais não são inesgotáveis e desta forma é inadmissível que as atividades econômicas desenvolvam-se alheias a este fato, surgindo daí a principal meta na busca da sobrevivência do Planeta: a coexistência harmônica entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. O direito ambiental surge como uma resposta à necessidade de pôr um freio à deterioração ambiental em escala planetária, sendo a disciplina jurídica que estuda os princípios e regras tendentes a impedir a destruição ou a deterioração dos elementos da natureza. Sua essência é multidisciplinar, envolvendo, em sua complexidade tanto de fazer (legislar), executar e entender, conhecimentos que vão muito além do saber técnico jurídico. Motivo pelo qual este trabalho apresenta um Plano de Ensino da Disciplina de Direito Ambiental no Processo Educativo de Nível Superior, elaborado mediante uma revisão de literatura, através de pesquisas bibliográficas e da análise de diversos planos de ensino de instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. Considerando a importância de cada conteúdo e o fato de que os currículos das faculdades de direito estão estruturados conforme as doutrinas de uma civilização baseada no individualismo e consumismo, dividiu-se o plano de ensino em Direito Ambiental I - Parte Geral e Direito Ambiental II - Parte Especial, subdivididos em 06 (seis) e 08 (oito) módulos, respectivamente, com carga horária de 60 horas/aula por semestre, como sendo a melhor abordagem curricular visando sair desta visão individual para a coletiva com a utilização dos instrumentos jurídicos para a solução dos problemas ambientais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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