dc.contributor.advisor | Brambilla, Primo Manoel | |
dc.creator | Pereira, Juliana Batista | |
dc.date.accessioned | 2018-06-12T13:00:42Z | |
dc.date.available | 2018-06-12T13:00:42Z | |
dc.date.issued | 2012-07-31 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13363 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | At first, this monograph points that the learning disability influences the process of teaching and learning in school and therefore aims to elucidate, through references, which is Dyscalculia and its relation to the performance of students. For this, it is necessary to distinguish the terms School Difficulties, Learning Disabilities, and Learning disorders from the origin of these problems and experts in each context. This work also examines the academic skills of the students with Dyscalculia and what the position of their teacher about it. Besides other issues discussed throughout the text relate to teacher education, laws and guidelines for special education, and how technology can help not only in the identification of students with difficulties, but also as an alternative methodology in the classroom. This research points the need of discussing this issue within schools and in the training courses for teachers, since they are the first professionals to have contact with students' learning. Furthermore, this study suggests the need of reviewing the laws that support teacher, student and school about learning disorders, but mainly to improve the researches related to methodological options for teachers in relation to students with Dyscalculia. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Discalculia | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Distúrbios de aprendizagem | por |
dc.subject | Dyscalculia | eng |
dc.subject | Learning disabilities | eng |
dc.subject | Training courses for teachers | eng |
dc.subject | Technology as an methodology | eng |
dc.subject | Learning disorders | eng |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia | por |
dc.title.alternative | Learning disability: a study on the dyscalculia | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de monografia toma como ponto de partida que as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem influenciam no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar e por isso tem por objetivo elucidar, através de referências bibliográficas, o que é a Discalculia e sua relação com o desempenho escolar dos alunos. Para tal, faz-se necessário percorrer um caminho que passa pela diferenciação dos termos Dificuldades Escolares, Dificuldades de Aprendizagem, Transtornos de Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem, tomando como base a origem destes problemas e os profissionais habilitados em cada contexto. Passando posteriormente pelas habilidades acadêmicas comprometidas nos alunos com Discalculia e qual a posição do professor em relação a isso. Outras questões discutidas ao longo do texto relacionam-se à formação dos professores, leis e diretrizes para a educação especial e as potencialidades da tecnologia tanto no que se refere à identificação dos alunos com Dificuldades, como no trabalho alternativo enquanto intervenção em sala de aula. As conclusões dessa pesquisa apontam para a necessidade de se discutir esse tema dentro das escolas, bem como nos cursos de formação de professores, uma vez que estes são os primeiros profissionais a terem contato com a aprendizagem dos alunos. Além disso, é fato que é preciso rever as leis que embasam professor, aluno e escola diante dos Distúrbios de Aprendizagem, mas principalmente, aprimorar as pesquisas relacionadas às opções de trabalho pedagógico para os professores em relação aos alunos com Discalculia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |