Análise do desenvolvimento motor e qualidade do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares
Abstract
Objetivo: analisar o desenvolvimento motor e a qualidade do ambiente domiciliar de crianças. Método: estudo descritivo, de caráter quantitativo, realizado com 48 crianças de 18 a 42 meses, de instituições de ensino infantil particulares da região Centro de Santa Maria - RS. Para avaliar a qualidade do ambiente domiciliar foi utilizado o instrumento Affordanee in the Home Environment for Motor Development - Self Reporl (AHEMD-SR) e para a avaliação do desenvolvimento motor utilizou-se Peabody De velopmen tal Motor Seales-2 (PDMS-2). As variáveis não apresentaram normalidade o que implicou na utilização de procedimentos estatísticos não-paramétricas. Procedeu-se a análise descritiva, distribuição de frequência, análise de correlação de Spearman e testes Mann-Witney e Kruska/-Wallis para comparações de médias. Resultados: A média do AHEMD total foi de 12,7, em relação ao Quociente Motor Total (QMT) 60,410/0 obteve escore médio. Em relação ao sexo 58,330/0 são do gênero feminino, 37,500/0 das famílias apresentam renda de 2.500 a 5.000. Não houve correlação significativa entre AHMD total e QMT, nem tampouco, diferença significativa entre os gêneros em relação ao QMT e AHEMD total. No que diz respeito à renda familiar, não houve diferença para QMT. Porém, em relação ao AHEMD, houve diferença significativa entre as rendas, sendo que famílias com renda de R$ 5.000 ou mais apresentam melhor o escore total. Conclusão: O desenvolvimento motor da maioria das crianças avaliadas encontra-se dentro do padrão de normalidade para a idade cronológica. No geral, as residências dos sujeitos providenciam oportunidades razoáveis para o desenvolvimento motor.
Collections
The following license files are associated with this item: