Aplicação de técnicas multivariadas para análise dos escores de classificação dos candidatos ao concurso vestibular 2007 da UFSM
Resumo
O presente artigo surge da necessidade de uma ferramenta estatística que auxilie a Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), mais especificamente, a Comissão Permanente do Vestibular
(COPERVES), na análise da metodologia de classificação dos candidatos ao processo seletivo
Vestibular. Para isso, uma das técnicas mais conhecidas para classificação de dados é a Análise
Discriminante de Fisher, a qual neste trabalho fará uso dos escores individuais dos candidatos por
disciplina com o objetivo de avaliar um índice de discriminação entre candidatos através de técnicas
de análise multivariada. O poder de discriminação entre os candidatos pode ser entendido como um
índice, o qual é o valor da função discriminante calculado para cada candidato, baseado em suas notas
de provas objetivas e redação. A partir dessas notas, foram obtidas duas funções discriminantes e três
funções de classificação para os três grupos (não-selecionados, selecionados e classificados), e uma
função discriminante e duas funções de classificação para dois grupos (selecionados e classificados).
O valor da função de classificação determina a alocação do candidato em uma das três possíveis
classes. Conclui-se que a Análise Discriminante de Fisher possui uma excelente capacidade de
discriminação quando os grupos são compostos por amostras de proporções grandes e medianas em
relação ao número de parâmetros estimados. Assim, cursos com média e alta densidade de candidatos
por vaga apresentam bons resultados, enquanto que os grupos formados por amostras pequenas, ou
cursos com poucos candidatos, resultam em baixa acurácia na estimação dos parâmetros das funções
discriminantes, e conseqüentemente prejudicando a acurácia final de classificação.