Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Franscesco Flávio da
dc.date.accessioned2018-06-14T20:07:01Z
dc.date.available2018-06-14T20:07:01Z
dc.date.issued2017-05-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13409
dc.description.abstractThe present dissertation tries to analyze how two local news programs (re)configure in their contents an identity culture of the West region of Santa Catarina. Produced in Chapecó, Santa Catarina - SC, RicTV's midday news program (affiliated to Record) and RBSTV (affiliated to Rede Globo) are registered in the region and carry in their contents. The scenario of this analysis is in the state of SC, a historical stage of tensions between diverse cultures, which in turn made it impossible to define a unified identity, as a "gaucho", in Rio Grande do Sul, despite controversies. Thus, this work analyzes the elements of the identity culture that constitute in contemporaneity the West of Santa Catarina by texts of Chapecó's television news, verifying the senses present in the media about a region and its subjects. As specific objectives we try to identify elements of the identity culture of the West of Santa Catarina contained in the contents of the television news; Analyze these cultural elements present in television news production; As identity representations in the telejournalism contents of the two transmitters; How does a relationship between culture and identity occur in the television news produced in Chapecó? We start from the theoretical-methodological contribution of the Cultural Studies, for the development of an analytical course based on the structure of feeling of Williams (1997), on the circuit of the culture of Paul Du Gay et al. (1999) and a textual analysis of Casetti and Chio (1999). In the analysis we verify that the news programs direct their strategies around the cultural values and senses of the region. We perceive how news texts, a form of presentation and interviews of television news show patterns that constitute clues to an identity of the West of Santa Catarina, built mainly from the municipality of Chapecó, linked to economic development and the "heroic" past that still reverberates on present. At the same time, the new cultural structures emerging in a scenario of traditions still recent and that today is reached by globalization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectTelejornalismo regionalpor
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectAnálise culturalpor
dc.subjectSanta Catarinapor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectRegional telejournalismeng
dc.subjectCultural studieseng
dc.subjectCultural analysiseng
dc.titleIdentidades contemporâneas do oeste catarinense no telejornalismo regionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar como dois telejornais locais (re)configuram em seus conteúdos a cultura identitária da região Oeste catarinense. Produzidos em Chapecó, Santa Catarina, os telejornais do meio-dia da RicTV (filiada à Record) e RBSTV (filiada à Rede Globo) são tradicionais na região e carregam em seus conteúdos sentidos que atuam na constituição da identidade dos sujeitos. O cenário desta análise situa-se no estado de SC, palco histórico de tensões entre diversas culturas, que por sua vez impossibilitaram a definição de uma identidade unificada, como a do ‘gaúcho’, no Rio Grande do Sul, apesar de controvérsias. Assim, este trabalho analisa os elementos da cultura identitária que constituem na contemporaneidade o Oeste catarinense pelos textos dos telejornais de Chapecó, verificando os sentidos presentes na mídia sobre a região e seus sujeitos. Como objetivos específicos procuramos identificar elementos da cultura identitária do Oeste catarinense contidos nos conteúdos dos telejornais; analisar esses elementos culturais presentes nas produções telejornalísticas; comparar as representações identitárias nos conteúdos telejornalísticos das duas emissoras; compreender como se dá a relação entre cultura e identidade nos telejornais produzidos em Chapecó. Partimos do aporte teórico-metodológico dos Estudos Culturais, para o desenvolvimento de um percurso analítico próprio baseado na estrutura de sentimento de Williams (1997), no circuito da cultura de Paul Du Gay et al. (1999) e na análise textual de Casetti e Chio (1999). Na análise verificamos que os telejornais direcionam suas estratégias em torno de valores e sentidos culturais da região. Percebemos como os textos noticiosos, a forma de apresentação e entrevistados dos telejornais evidenciam padrões que constituem pistas de uma identidade do Oeste catarinense, construída, principalmente, a partir do município de Chapecó, atrelada ao desenvolvimento econômico e ao passado ‘heroico’ que ainda repercute no presente. Ao mesmo tempo apontamos novas estruturas culturais emergindo em um cenário de tradições ainda recentes e que hoje é atingido pela globalização.por
dc.contributor.advisor1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586por
dc.contributor.referee1Fernandes, Márcio Ronaldo Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9897742006625917por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6496836426216955por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International