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dc.contributor.advisorNatividade, Marisa Oliveira
dc.creatorCorrêa, Juciani Severo
dc.date.accessioned2016-03-16T15:55:14Z
dc.date.available2016-03-16T15:55:14Z
dc.date.issued2007-03-14
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1340
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Pensamento Político Brasileiro , RS, 2007.por
dc.description.abstractIt´s a matter of a study on the program “ bolsa familia” as a Social Inclusion Policy. First, the current society was contextualised, the transformations like globalization and the new liberalism were observed, arguing how these phenomena interfere in the Brazilian social configuration - the poverty and the social exclusion, on its interrelation of Minimum Income Policies and the educational matter. Following it was analyzed the theoretical and policies beddings of the Program “Bolsa Família”, even the pertinent legislation, that had guided the accomplishment of semi directive questionnaire, applied to the teachers of Saint Maria public school. In the final considerations, was pointed the fact that such Program (which has some traditional characteristics and other innovators), still has many aspects to be improved, in the way of to be consisted as an effectively emancipative program.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBolsa famíliapor
dc.subjectPolíticas sociaispor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.titleA bolsa familia como política de inclusão: um estudo em uma escola municipal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe “bolsa família” as inclusion policy: a estudy in a municipal school of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPensamento Político Brasileiropor
dc.description.resumoTrata-se de um estudo sobre o programa Bolsa Família como uma Política de Inclusão Social. Primeiramente, contextualizamos a sociedade atual, observamos transformações como a globalização e o neoliberalismo, discutindo como estes fenômenos interferem na configuração social brasileira - a pobreza e a exclusão social, em sua inter-relação com políticas de Renda Mínima e a questão educacional. A seguir, analisamos os fundamentos teóricos e políticos do Programa Bolsa Família, inclusive a legislação pertinente, que nortearam a realização de um questionário semidiretivo, aplicado aos professores de uma escola municipal de Santa Maria. Nas Considerações Finais, apontamos para o fato de que este Programa (que possui algumas características tradicionais e outras inovadoras), ainda tem muitos aspectos a melhorar, no sentido de constituir-se como um programa efetivamente emancipatório.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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