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dc.creatorPossebon, Lúrian
dc.date.accessioned2018-06-14T21:16:52Z
dc.date.available2018-06-14T21:16:52Z
dc.date.issued2017-02-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13410
dc.description.abstractThis paper presents an alternative perspective to the tradicional approach to ethics, based on a feminist ethics. The expressive-collaborative model, as conceived by Margaret Urban Walker, takes on the prior discussion realized by authors of the so called “care ethics”, and redirects its most important insights into a broader context, where not only the experiences of “women” is taken into account, but also those of many “others” that are usually neglected by such tradicional moral theories. For this new model, Walker emphasizes the role of comprehending the moral understandings at stake in the moral community, a task that can be accomplished if we follow the trail of the distribution of responsibilities in such community. In doing so, we have to consider that what is propagated as “knowledge” have strong influence in the ways moral and social arrengements are built, and therefore, in how responsibilities are divided between members of the community. Walker then provides a moral epistemology that sees the production and dissemination of knowledge as a communal practice, and links this naturalized approach with moral practices and social arrengements. The prior concern of this model is, in this sense, metaethical (ou methaetic?): it wants to broaden the notion of what ethics is for, in a way that includes moral experiences of real people in real life, at the same time that provides tools to analyze moral and social arrengements, and the possibility of criticism of some practices that are abusive or oppressive since it provides an account for moral justification. So, at the same time that Walker’s work is about new ways of understanding the meaning and job of ethics and its theorists, it is also directed to the community itself, once it gives valuable insights into the ways moral understandings are entrenched with social, political and epistemological practices, as well as to the meaning and purpose of a moral community itself. Besides these tasks, Walker still indicates paths for reparations after wrongdoins that includes the right to tell the truth – and to be heard – as a fundamental component for a full moral agency, in which the narratives are powerfull resources, as showed through several studies and reports of thuth comissions elaborated in the wake of periods of gross violations of human rights.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÉtica feministapor
dc.subjectResponsabilidadespor
dc.subjectEpistemologia moralpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectFeminist ethicseng
dc.subjectResponsibiliteseng
dc.subjectMoral epistemologyeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.titleO modelo expressivo-colaborativo: uma alternativa feminista à ética tradicionalpor
dc.title.alternativeThe expressive-collaborative model: a feminist alternative to traditional ethicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma perspectiva alternativa à abordagem tradicional da ética, baseada em uma ética feminista. O modelo expressivo-colaborativo, como concebido por Margaret Urban Walker, se utiliza da discussão realizada anteriormente pelas autoras da chamada “ética do cuidado”, e redireciona seus insights mais importantes para um contexto mais amplo, onde não são levadas em conta apenas as experiências “femininas”, mas também aqueles de muitos “outros”, em geral negligenciadas pelas teorias morais tradicionais. Para este novo modelo, Walker enfatiza o papel da compreensão dos entendimentos morais em jogo na comunidade moral, uma tarefa que pode ser cumprida se seguirmos os rastros da distribuição das responsabilidades de tal comunidade. Ao fazer isto, temos que considerar que o que é propagado como “conhecimento” exerce grande influência nos modos como os arranjos morais e sociais são construídos e, portanto, em como as responsabilidades são distribuídas entre os membros da comunidade. Walker então fornece uma epistemologia moral que vê a produção e a disseminação do conhecimento como uma prática comunal, e conecta essa abordagem naturalizada com as práticas morais e os arranjos sociais. A preocupação prioritária desse modelo é, nesse sentido, metaética: ele quer ampliar a noção sobre para que serve a ética, de maneira a incluir experiências morais de pessoas reais na vida real, ao mesmo tempo em que fornece ferramentas para analisar arranjos morais e sociais, e a possibilidade de crítica a algumas práticas que são abusivas ou opressiva, uma vez que fornece uma proposta para a justificação moral. Então, ao mesmo tempo em que o trabalho de Walker é sobre novas formas de se entender o significado e o trabalho da ética e de seus teóricos, ele é também direcionado à própria comunidade, uma vez que proporciona valiosos insights sobre as maneiras com que os entendimentos morais estão interligados com práticas sociais, políticas e epistemológicas, bem como sobre o significado e propósito da própria comunidade moral. Além dessas tarefas, Walker também indica caminhos para reparações após períodos de graves injustiças, que incluem o direito de falar a verdade – e de ser ouvida – como componentes fundamentais para uma agência moral completa, na qual as narrativas são ferramentas poderosas, como exposto por vários estudos e relatórios de comissões da verdade elaborados no despertar de períodos de graves violações de direitos humanos.por
dc.contributor.advisor1Williges, Flavio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5467666371380781por
dc.contributor.referee1Sattler, Janyne
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316851338632064por
dc.contributor.referee2Witter, Nikelen Acosta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774179848468670por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511335868194250por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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