dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Parcianello, Rozângela Maria Peranzoni | |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T13:41:05Z | |
dc.date.available | 2018-06-15T13:41:05Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13419 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The eletronization is a strong trace in a large extent of the world-wide cultures. A
significant fraction of the world population already makes constant use of the
information technologies, communication and entertainment, that include computers,
palmtops, Ipods, multi-functional cellular devices, and other electronic-midiátics
equipaments. In this standard of behavior, children and adolescents insert
themselves, who had adopted as practical common the current use of these
technologies. Considering that these medias are used wide of languages and
aesthetic signs, endowed with artistic scienter, this work aims to investigate whether
the school and professor of visual arts play an emancipatory role in the interaction
between students and the electronic media, in Santa Maria, RS. For that, taken as
sample two elementary schools in the State Schools, where he held a mixed
approach, ie quantitative regarding the use and interaction with electronic media, by
students, and qualitative, about the project teaching method and lesson plans for
educators. It is used as a reference the Law of Directives and Bases of Education,
which states that the curriculum of elementary and secondary education must
include, among other aspects of social reality with which students interact. After the
verification and the analysis of the results, conclude that the education of the Visual
Arts, in the investigated schools, not yet is being managed to contribute with the
development of the criticity of the students in relation to the visual arts with which
they it keeps systematic contact. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ensino de artes visuais | por |
dc.subject | Arte eletrônica | por |
dc.title | Gestão escolar e as artes visuais na era eletrônica | por |
dc.title.alternative | Scholar management of the visual arts in the electronic age | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A eletronização é um traço marcante em grande parte das culturas mundiais. Uma
significativa fração da população mundial já faz uso constante das tecnologias de
informação, comunicação e entretenimento, que incluem computadores, palmtops,
Ipods, aparelhos celulares multifuncionais, e outras parafernálias eletrônicomidiáticas.
Nesse padrão de comportamento, inserem-se crianças e adolescentes,
que adotaram como prática comum a utilização corriqueira dessas tecnologias.
Considerando que essas mídias utilizam-se largamente de linguagens e signos
estéticos, dotados de intencionalidade artística, este trabalho tem como objetivo
investigar se a escola e o professor de Artes Visuais desempenham um papel
emancipador na interação entre os estudantes e as mídias eletrônicas, em Santa
Maria, RS. Para tanto, toma-se como amostra duas escolas de Ensino Fundamental
da Rede Estadual de Ensino, onde se procedeu uma abordagem mista, ou seja,
quantitativa quanto ao uso e interação com mídias eletrônicas, por parte dos
estudantes, e qualitativa, quanto ao projeto pedagógico da escola e aos planos de
aula dos educadores. Utiliza-se como referência a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, que estabelece que os currículos do ensino fundamental e médio devem
contemplar, entre outros, os aspectos da realidade social com os quais os
estudantes interagem. Após a apuração e a análise dos resultados, conclui-se que o
ensino das Artes Visuais nas escolas investigadas, ainda não está sendo gerido
para contribuir com o desenvolvimento da criticidade dos estudantes em relação às
artes visuais com as quais eles travam contato sistemático. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |