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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorParcianello, Rozângela Maria Peranzoni
dc.date.accessioned2018-06-15T13:41:05Z
dc.date.available2018-06-15T13:41:05Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13419
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe eletronization is a strong trace in a large extent of the world-wide cultures. A significant fraction of the world population already makes constant use of the information technologies, communication and entertainment, that include computers, palmtops, Ipods, multi-functional cellular devices, and other electronic-midiátics equipaments. In this standard of behavior, children and adolescents insert themselves, who had adopted as practical common the current use of these technologies. Considering that these medias are used wide of languages and aesthetic signs, endowed with artistic scienter, this work aims to investigate whether the school and professor of visual arts play an emancipatory role in the interaction between students and the electronic media, in Santa Maria, RS. For that, taken as sample two elementary schools in the State Schools, where he held a mixed approach, ie quantitative regarding the use and interaction with electronic media, by students, and qualitative, about the project teaching method and lesson plans for educators. It is used as a reference the Law of Directives and Bases of Education, which states that the curriculum of elementary and secondary education must include, among other aspects of social reality with which students interact. After the verification and the analysis of the results, conclude that the education of the Visual Arts, in the investigated schools, not yet is being managed to contribute with the development of the criticity of the students in relation to the visual arts with which they it keeps systematic contact.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino de artes visuaispor
dc.subjectArte eletrônicapor
dc.titleGestão escolar e as artes visuais na era eletrônicapor
dc.title.alternativeScholar management of the visual arts in the electronic ageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA eletronização é um traço marcante em grande parte das culturas mundiais. Uma significativa fração da população mundial já faz uso constante das tecnologias de informação, comunicação e entretenimento, que incluem computadores, palmtops, Ipods, aparelhos celulares multifuncionais, e outras parafernálias eletrônicomidiáticas. Nesse padrão de comportamento, inserem-se crianças e adolescentes, que adotaram como prática comum a utilização corriqueira dessas tecnologias. Considerando que essas mídias utilizam-se largamente de linguagens e signos estéticos, dotados de intencionalidade artística, este trabalho tem como objetivo investigar se a escola e o professor de Artes Visuais desempenham um papel emancipador na interação entre os estudantes e as mídias eletrônicas, em Santa Maria, RS. Para tanto, toma-se como amostra duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, onde se procedeu uma abordagem mista, ou seja, quantitativa quanto ao uso e interação com mídias eletrônicas, por parte dos estudantes, e qualitativa, quanto ao projeto pedagógico da escola e aos planos de aula dos educadores. Utiliza-se como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que estabelece que os currículos do ensino fundamental e médio devem contemplar, entre outros, os aspectos da realidade social com os quais os estudantes interagem. Após a apuração e a análise dos resultados, conclui-se que o ensino das Artes Visuais nas escolas investigadas, ainda não está sendo gerido para contribuir com o desenvolvimento da criticidade dos estudantes em relação às artes visuais com as quais eles travam contato sistemático.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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