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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorPagnossin, Beatriz
dc.date.accessioned2018-06-15T14:35:25Z
dc.date.available2018-06-15T14:35:25Z
dc.date.issued2010-12-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13422
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph was developed with trash pickers from Maringá Village in Santa Maria, RS, where there are several socio-environmental problems. First, we constantly visited the place, in order to create a reliable and friendly atmosphere and stimulate residents to care for the environment, alleviate immediate problems and guarantee their participation in environmental practices. Environmental education was an indispensable tool for sensibilization. For each problem focused, we offered environmental actions, involving the community, trying to sensitize them to change their attitudes. We offered training spaces with lectures and thematic movies, courses for the optimization of materials and production of handicrafts. In the informal chats, mothers were stimulated to guide their children and encourage them to study, avoiding the dangers of crack, alcohol, school truancy, aiming to rescue values that are essential for forming their personalities, since they may become vulnerable to the reality experienced in their families, on the streets and with the lack of perspective on life and low self-esteem. We can say that this monograph was relevant due to the interdisciplinary work and due to the positive results, such as: confidence, adhesion, responsibility, autonomy, self-esteem, what was translated into citizen actions in the significant reduction of the accumulation and the trash burning and in spaces replaced with gardens and orchards resulting in abundant crops of vegetables.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAções ambientaispor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEnvironmental actionseng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectConscientizationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titlePráticas ambientais e melhoria da qualidade de vida dos catadores da Vila Maringá em Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental practices and improvement the quality of life of trash pickers from Maringá Village in Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsta monografia foi desenvolvida com os catadores da Vila Maringá em Santa Maria, RS, onde existem muitos problemas socioambientais. Primeiramente, realizaram-se visitas contínuas ao local, a fim de criar um ambiente de confiança e amizade e motivar os moradores a cuidar do ambiente, amenizar problemas emergenciais e garantir sua participação nas Práticas Ambientais. A Educação Ambiental foi uma ferramenta indispensável na sensibilização. Para cada problema focalizado, viabilizaram-se ações ambientais, envolvendo-os na comunidade, procurando sensibilizá-los às mudanças de atitudes. Oportunizaram-se espaços de formação com palestras e filmes temáticos, cursos para o aproveitamento de materiais e confecção de peças artesanais. Nas conversas informais, motivou-se as mães para orientar seus filhos e estimulá-los ao estudo, evitando os malefícios do crack, do álcool, da evasão escolar, visando o resgate de valores que são fundamentais para a formação da sua personalidade, uma vez que podem se tornam vulneráveis diante da realidade vivenciada na família e na rua, pela falta de perspectiva de vida e baixa auto-estima. Pode-se dizer que esta monografia foi relevante, devido o trabalho interdisciplinar e pelos resultados positivos como: confiança, adesão, responsabilidade, autonomia, auto-estima, traduzindo-se em ações cidadãs, na redução significativa do acúmulo e queima de lixo e os espaços substituídos por jardins, hortas, resultando em colheitas fartas de verduras e legumes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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