Universidade: formação e difusão do saber ambiental?
Resumen
Desde a década de 1970, a partir da Conferência de Estocolmo em 1972 e da conferência intergovernamental sobre Educação Ambiental em Tbilisi em 1977, iniciou-se um processo mundial orientado a mudar o estado de consciência da humanidade, sobre o valor da natureza e reorientar a produção do conhecimento. Visto que, a modernidade fez a partir da ciência e da técnica, o status do homem como senhor do universo, dominador da natureza, subjugando os recursos naturais. A escolha do título, Universidade formação e difusão do saber ambiental, se deu diante da importância e da necessidade dessa instituição em assumir seu papel no processo de liderança na proposição de uma forma de educação interdisciplinar que comporte uma dimensão ética e oferecendo bases epistemológicas, científicas e ambientalmente correta aos futuros profissionais a fim de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável de nossa sociedade. Partindo do exposto a presente pesquisa é resultado de uma investigação acerca da dimensão ambiental de um determinado grupo de docentes da Universidade Federal de Santa Maria. Com a realização da pesquisa junto aos Professores Universitários, por intermédio de entrevistas, ficou claro que muito há que se trabalhar para que ocorra um engajamento maior em relação às questões ambientais, no sentido de valorizar a educação ambiental como uma parte integrante e indispensável no processo de formação dos profissionais de todas as áreas do saber. Como também, desmistificar a idéia de que cabe exclusivamente aos especialistas em educação ambiental a tarefa de tratar os temas relacionados ao meio ambiente, reforçando a necessidade do aspecto interdisciplinar e transdisciplinar no ensino.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]