Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.creatorPiaia, Karine
dc.date.accessioned2018-06-18T15:25:44Z
dc.date.available2018-06-18T15:25:44Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13444
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work has as primordial objective to propose a reflection on the educational politics of incentive to the critical reading, in a perspective emancipatória, implemented in the municipal district of Barra it Founds. In that sense, it is aimed at to investigate that it forms the laws and guidelines in the three spheres Municipal, State and Federal, they favor or they bureaucratize the projects and local actions in that sense. Understanding the critical reading as a possibility of transformation of the status quo, the need is emphasized of understanding, through a specialization study, to the theoretical bases, inherent themes the education, literacy, school, state and educational public politics. In this investigation, it was still looked for, to problematize the paper of the school institutions and public front to the task of providing conditions to enlarge, in way mainly qualitative, the reading in different ways, types and linguistic codes, defending in that sense, the construction of an educational proposal that seeks not only the reading of the word, but of the world and, therefore, the writing of the own history. For so much she opted for the quali-quantitative research of the type case study, being applied an interview semiestruturada with educators of two schools of the municipal district: Municipal school of Barra Founds, and State of Basic Education Antônio João Zandoná, your respective pedagogic coordinators and the Municipal Secretaries of Education of Barra Funda/RS-Brasil that acted in the period from 2005 to 2009. After the study to conclude, it is ended that the educational actions need to be transformed in public politics that they enlarge the possibilities of empoderamento of the subject, through the democratization of the reading of several codes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectEducational politicseng
dc.subjectEmancipationeng
dc.titleUm olhar sobre as políticas educacionais de incentivo a leitura: desafios e possibilidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as políticas educacionais de incentivo à leitura, numa perspectiva emancipatória, implementadas no município de Barra Funda. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma as leis e diretrizes nas três esferas Municipal, Estadual e Federal, favorecem ou burocratizam os projetos e ações locais nesse sentido. Entendendo a leitura crítica como uma possibilidade de transformação do status quo, enfatiza-se a necessidade de compreender, por meio de um estudo de especialização, as bases teóricas, temas inerentes a educação, alfabetização, escola, estado e políticas públicas educacionais. Nesta investigação, buscou-se ainda, problematizar o papel das instituições escolares e públicas frente à tarefa de proporcionar condições para ampliar, de maneira principalmente qualitativa, a leitura de diferentes formas, tipos e códigos linguísticos, defendendo nesse sentido, a construção de uma proposta educacional que vise não somente a leitura da palavra, mas do mundo e, portanto, a escrita da própria história. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualiquantitativa do tipo estudo de caso, aplicando-se uma entrevista semiestruturada com educadores de duas escolas do município: Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra Funda e Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, suas respectivas coordenadoras pedagógicas e as Secretárias Municipais de Educação de Barra Funda/RS-Brasil que atuaram no período de 2005 a 2009. Após finalizar o estudo, conclui-se que as ações educacionais precisam ser transformadas em políticas públicas que ampliem as possibilidades de empoderamento do sujeito, através da democratização da leitura de códigos diversos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto