Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorPotrich, Beatriz Salete Cescon
dc.date.accessioned2018-06-19T11:51:32Z
dc.date.available2018-06-19T11:51:32Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13453
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especilalização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis project aims to develop a basic research on professional education since the school through a golden period in its history: advances in technology, qualified teachers, laboratories, public policies for education, election for directors etc .. Even with ali this, an bright opaque not love those who are inside that processo Much needs to be done. We emphasize also the emotional relationships in the classroom and put this relationship as a challenge to the educator post-modern, and this should act in a way that expresses your interest in the growth of students, thus respecting their individuality, creating a more pleasant and conducive to learning. The relationship between teacher and student must be of friendship, exchange of solidarity, mutual respect, finally, is conceived not develop any type of learning, in a hostile environment. Sut we must not forget that the respect that a child has the adult is unilateral, giving rise to two distinct feelings: love and fear, but also perceived by the child when involved in situations resulting from their disobedience. It is the existence of these feelings is that the unilateral respect. Therefore, if there is affection in practice mutual respect, so necessary for the development of personal relationships in whatever way the human and, through it, learning flows more easily. The school today, more than any other time, is a place where human relationships are built. Therefore, work is of fundamental importance not only content but also the emotional relationships. The interaction between them is also important for the adaptation process to the student at school. The good professor's relationship with the student develops in search for hope that the individual has to know himself, to find a definition for their lives. It is the springboard for the development rights. Want to know, have a desire to learn, are the first that the child can actually learn. So it is clear the importance it has for us, educators, knowledge of the affection, whether through the emotions, the driving force of the shares or the desire and the transfer to the better development of student learning and, consequently, to better relationship between this and the teacher. The school must therefore turn to the quality of their relations, enhancing the affective development, social and not just as cognitiveeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlunospor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectRelacionamentopor
dc.titleProfessor: assumindo desafios para uma nova escolapor
dc.title.alternativeTeacher: assumed challenges of a new schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente projeto visa desenvolver uma pesquisa básica sobre profissionais da educação, visto que a escola pública atravessa um período áureo de sua história: avanços na tecnologia, professores qualificados, laboratórios, políticas públicas voltadas para a educação, eleição para diretores etc. Mesmo com tudo isso, um brilho opaco ainda não encanta quem está por dentro desse processo. Muita coisa precisa ser feita. Enfatizamos também as relações afetivas em sala de aula e colocamos este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pelo crescimento dos alunos, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. O relacionamento entre professor e aluno deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil. Mas não devemos esquecer que o respeito que a criança tem pelo adulto é unilateral, dando origem a dois sentimentos distintos: afeto e o medo; mas simultaneamente percebidos pela criança quando envolvidas em situações resultantes das suas desobediências. É da existência desses dois sentimentos que surge o respeito unilateral. Por isso, se houver afetividade há possibilidade de pôr em prática o respeito mútuo, tão necessário para o desenvolvimento das relações pessoais em qualquer que seja o meio humano e, através dele, a aprendizagem flui com mais facilidade. A escola hoje, mais do que em qualquer outro tempo, é um espaço onde se constroem relações humanas. Por tanto, é de fundamental importância trabalhar não só conteúdos, mas também as relações afetivas. A interação entre ambos é ainda importante para a adaptação do aluno ao processo escolar. O bom relacionamento do professor com o aluno se desenvolve na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si próprio, de encontrar uma definição para sua vida. É a mola propulsora do desenvolvimento intelectual. Querer saber, ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato adquirir conhecimentos. Portanto fica evidente a importância que tem para nós, educadores, o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções, da força motora das ações ou do desejo e da transferência, para o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente, para uma melhor relação entre este e o professor. A escola, portanto, deve voltar-se para a qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivos como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto