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dc.creatorFreitas, Vania Cristina Bordin
dc.date.accessioned2018-06-20T15:50:32Z
dc.date.available2018-06-20T15:50:32Z
dc.date.issued2017-01-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13476
dc.description.abstractThe use of technological resources for education enables greater diversity in the assimilation of knowledge among students, through new learning methods such as virtual environments, virtual worlds, among others. However, it is fundamental that teachers seek to adapt these methods in the classroom, because when allying animated pedagogical agents and virtual worlds, perceives a greater pedagogical effectiveness, with motivational effects for students, due to the ability of these agents to express emotions. In this sense, in the course of this work the implementation of the Emotional Pedagogical Agent for Teaching Computer Networks (APEC), with emotional characteristics in the virtual world Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment (TCN5) was presented. APEC was modeled based on the OCC and Ekman models, with emotions that resulted in joy, happiness, relief, satisfaction, hope, deception and gratification, having audio interactions and textual chat, as well as having notions of the agent knowledge base Intelligent Agent adaptive to the Level of Expertise of Students (ELAI) about subjects related to networks security. The same does the recognition of the student and of his mood through sensors at the time of the selection of the emoticon. In order to verify the quality of the product, were carried out evaluations through questionnaires with specialists in computer networks (students of Post-Graduation in Computer Science, Federal University of Santa Maria), which were oriented the carry out the route of activities and make the tasks together with APEC. In this way, the results obtained were considered relevant to the research in relation to motivation, user experience and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgente pedagógico animadopor
dc.subjectComputação afetivapor
dc.subjectMundo virtualpor
dc.subjectAnimated pedagogical agenteng
dc.subjectAffective computingeng
dc.subjectVirtual worldeng
dc.titleAPEC - agente pedagógico animado para o ensino de redes de computadores no mundo virtualpor
dc.title.alternativeAPEC - animated pedagogical agent for the teaching of computer networks in the virtual world TCN5eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA utilização de recursos tecnológicos para a educação viabiliza maior diversidade na assimilação do conhecimento entre os estudantes, através de novos métodos de aprendizagem como ambientes virtuais, mundos virtuais, entre outros. No entanto, é fundamental que os professores busquem adaptar estes métodos em sala de aula, pois ao aliar agentes pedagógicos animados e mundos virtuais, percebe-se uma maior efetividade pedagógica, com efeitos motivacionais para os estudantes, devido à capacidade desses agentes em expressar emoções. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho foi apresentada a implementação do Agente Pedagógico Emocional para Ensino de Redes de Computadores (APEC), com características emocionais no mundo virtual Teaching Computer Networks in a Free Immersive Virtual Environment (TCN5). O APEC foi modelado com base nos modelos OCC e Ekman, com emoções que resultaram em alegria, felicidade, alívio, satisfação, esperança, decepção e gratificação, dispondo de interações de áudios e chat textual, além de possuir noções da base de conhecimento do agente Intelligent Agent adaptive to the Level of Expertise of Students (ELAI) sobre assuntos relacionados à segurança de redes. O mesmo faz o reconhecimento do estudante e do seu humor através de sensores no momento da seleção do emoticon. A fim de verificar a qualidade do produto, foram realizadas avaliações através de questionários com especialistas em redes de computadores (estudantes de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria), os quais foram orientados a realizar o percurso de atividades e efetuar as tarefas juntamente com o APEC. Desta forma, os resultados obtidos foram considerados relevantes para a pesquisa em relação à motivação, à experiência do usuário e à aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.referee1Piovesan, Sandra Dutra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0501764855693100por
dc.contributor.referee2Leitão, Debora Krischke
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094970087162112por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7244490283512542por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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