Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Coleção de dissertações de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Recent Submissions
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Uma arquitetura de processamento distribuído para análise de propagação de doenças na PDSA-RS
(2024-10-03)Atualmente, os sistemas de aprendizado de máquina têm permeado diversos domínios, desde a detecção de objetos até a previsão de disseminação de doenças, desempenhando papéis cruciais nos processos de tomada de decisão. ... -
Arquitetura de micro-frontends baseada em princípios de microsserviços para o PDSA - RS
(2024-10-24)A dissertação apresenta uma proposta arquitetural para a aplicação dos princípios de microsserviços no frontend, com foco no uso de múltiplos frameworks JavaScript. A pesquisa surge da necessidade de tornar o desenvolvimento ... -
Simulação de espalhamento de doenças em animais de produção: tradução do modelo na linguagem R para Python na plataforma PDSA-RS
(2024-10-18)O controle e prevenção de doenças pecuárias desempenham um papel crucial na salvaguarda da continuidade dos negócios, neste contexto simulações para prevenção e controle de doenças são vitais para mitigar futuras epidemias. ... -
Avaliação fonológica personalizada com estrutura de dados otimizada
(2024-07-30)O desenvolvimento e a avaliação de tecnologias para triagem fonológica têm atraído crescente interesse, especialmente nas áreas de tecnologia da informação e fonoaudiologia. Este estudo apresenta uma abordagem inovadora ... -
GAMIEFECTS 2.0: um framework para avaliar aprendizagem a partir do uso da gamificação
(2024-08-02)Esta dissertação é originada do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, sendo pertencente a linha de pesquisa de Computação Aplicada, tendo objetivo principal de cumprir um requisito parcial para obtenção do ... -
Uma metodologia para desenvolver simulações distribuídas HLA usando DSEEP guiado a modelos com OPM e UML
(2024-07-19)Simulações distribuídas visam recriar algum comportamento real através de redes de simuladores independentes, muitas vezes geograficamente distribuídos. Uma abordagem amplamente usada para desenvolver simulações distribuídas ... -
Refinamento de especificações de requisito pela detecção de inconsistências, ambiguidades e incompletudes através do processamento de linguagem natural
(2024-04-17)Contexto: A definição inadequada de requisitos é recorrente em projetos de software, resultando em especificações inconsistentes, ambíguas e incompletas. Esses problemas contribuem para a incerteza no desenvolvimento, ... -
Catálogo de melhores práticas de gestão de pessoas em projetos de desenvolvimento de software
(2024-01-09)Este estudo investiga práticas de gestão de pessoas em projetos de desenvolvimento de software, com o objetivo de elaborar um catálogo de melhores práticas para uso por pesquisadores e profissionais da área. A pesquisa ... -
Planejamento baseado em casos para pathfinding enganoso em terrenos com topografia
(2024-04-30)Planos enganosos de movimentação são fundamentais para Sistemas de Simulação Baseados em Agentes (Agent-Based Simulation Systems (ABSS) que buscam ser realistas na modelagem e resolução de problemas adversariais do mundo ... -
Desenvolvimento de um novo aplicativo mobile para realização de exames em fisioterapia
(2024-05-16)O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo mobile com suporte teórico e prático para ser utilizado por estudantes de Graduação em Fisioterapia e profissionais da área durante a realização de exames ... -
Agrupamento de recomendações de raciocínio baseado em casos na resposta a incidentes de segurança cibernética
(2024-04-26)Raciocínio Baseado em Casos (Case-Based Reasoning - CBR) e Agrupamento de Dados (clustering) têm reconhecida relevância na resolução de diferentes problemas de aplicação. Entretanto, a integração destas técnicas de ... -
Ferramenta de recomendação híbrida de objetos de aprendizagem com predição das necessidades personalizadas de cada estudante
(2023-10-19)Com a grande quantidade de dados disponíveis, está cada vez mais difícil identificar informações que contribuirão no processo de aprendizagem dos estudantes. Neste cenário, o presente estudo busca a aplicação de um ... -
Interface para controle e monitoramento de ambiente colaborativo em realidade virtual
(2023-09-27)O crescente interesse em dispositivos de realidade virtual (RV) tem impulsionado a geração de conteúdo para ambientes virtuais (AVs). Parte desse conteúdo é construído com base nas experiências imersivas que a RV pode ... -
Detecção de intrusões em dispositivos de rede com o filtro de pacote Berkeley
(2023-08-04)Sistemas de detecção de intrusões modernos são comumente desenvolvidos com uso de algoritmos de aprendizado de máquina e seleção de atributos. No entanto, o custo computacional desses algoritmos limita a capacidade de ... -
Raciocínio baseado em casos e agrupamento de dados no reuso e priorização de casos de teste de software
(2023-05-01)A reutilização e a priorização de tarefas desempenham um papel crucial nos testes de software. Quando essas tarefas não recebem a devida atenção, as atividades de teste de regressão acabam consumindo a maior parte dos ... -
Framework para gamificação de ambiente virtual de aprendizagem corporativo utilizando técnicas de minimização do gaming the system
(2023-03-31)A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o potencial dessa abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir ... -
Metodologia automatizada para descrever a cobertura de sinal móvel em rodovias: estudo de caso considerando incerteza de dados
(2023-03-24)Devido à grande distribuição geográfica ou à existência de ampla infraestrutura rodoviária, é desafiador garantir que operadoras de dados móveis forneçam um serviço adequado ao longo das rodovias. Uma metodologia ... -
Metodologia de modelagem e implementação de blockchain em processos de negócio
(2023-03-28)Blockchain é uma tecnologia recente e conhecida por ser amplamente utilizada em transações de criptomoedas. Esta tecnologia tornou-se popular com o Bitcoin, mas tem sido aplicada recentemente em muitas áreas, incluindo ... -
Gamiefects: um framework de apoio na avaliação de gamificação para contextos educacionais
(2022-09-30)Nos últimos anos, a gamificação tornou-se um fenômeno emergente sendo aplicada em diversos campos da atividade humana. No meio educacional, a gamificação vem sendo utilizada como uma estratégia promissora com a finalidade ... -
Implantação de bancos de dados distribuídos em um cluster de baixo consumo
(2022-09-23)Os constantes avanços tecnológicos, o crescimento do uso das tecnologias Web, aumento do número de dispositivos móveis e a popularização da IoT (Internet of Things), têm ocasionado um crescimento exponencial de volume de ...