Avaliação de cenários com as alterações do plano de mobilidade urbana através de simulação: caso de uso para a cidade de Santa Maria
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Data
2022-06-03Primeiro membro da banca
Padillo, Alejandro Ruiz
Segundo membro da banca
Silveira, Thiago Lopes Trugillo da
Metadata
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Devido a eventos (jogos de futebol, acidentes, vestibular, etc.), sazonalidade, ou mesmo para ajustar a demanda de mobilidade devido à carga atual e futuras expansões, muitas prefeituras precisam repensar o sistema de transporte nas cidades. As alterações podem incluir o rodízio de veículos, o aumento dos valores de pagamento de taxas e custos com bilhetes de estacionamento ou limitação do número de veículos em circulação. De qualquer forma, mudanças no sistema de transporte nas cidades são sempre continuamente necessárias para garantir a mobilidade urbana adequada. Antes de propor alterações ao sistema real de transporte urbano de forma a resolver os problemas elencados, é necessário avaliar as melhorias que essas soluções propõem em relação ao sistema atualmente implementado. A simulação computacional abre uma nova oportunidade neste âmbito. Assim, este trabalho propõe a avaliação de diferentes cenários de infraestrutura, com suporte de simulação computacional, e seus impactos no tráfego para o sistema de transporte urbano. Como caso de uso, é utilizado o centro da cidade de Santa Maria, no sul do Brasil. Os cenários avaliados refletem as melhorias do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) definido pelas autoridades municipais, criado com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Osuporte de simulação é fornecido pelo simulador aberto SUMO. Um dos grandes desaf ios desse trabalho é a falta de dados sobre o trânsito da cidade. Assim, a simulação foi calibrada a partir de informações disponíveis no site da prefeitura e em notícias da Internet. Mais especificamente, neste trabalho: (a) foram modelados diferentes cenários de trânsito na cidade de acordo com o PMU atual e futuro e (b) os cenários foram avaliados em um ambiente de simulação no que diz respeito às emissões de poluentes, distância percorrida pelos veículos e tempos de viagem. Os cenários modelados incluem modificações propostas pelo PMU que inclui fechamento de vias para veículos particulares e extensão de áreas exclusivas para pedestres.
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