Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Fernando Bordin da
dc.date.accessioned2018-06-20T17:37:10Z
dc.date.available2018-06-20T17:37:10Z
dc.date.issued2017-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13478
dc.description.abstractThe Information Technology (IT) performs an important role in modern organizations and has became strategic to achieve their objectives. This role's change and the relevancy of IT determined the araising of the IT governance, which has the value delivery from the IT to the organization as its main goals. Several studies were performed regarding the IT value by focusing on identifying indications that reveal that investments in IT affects positively in companies' financial performance. The "IT capabilities" approach, which is recently used, fills some existent gaps in previous studies about the IT value since it considers that the repercussion in the organizational performance is caused by its products and services. These capabitilies are related to IT skills and resources and can facilitate or inhibit the performance of the organization. The challenge consists on interpreting the dimension of the use of the IT capabilities, which is based on new services offered to the units, and to seek the balance of using the involved resources. Therefore, this research has the objective to evaluate the use of IT capabilities as a consequence of using the offered services by the IT unit in the Federal University of Santa Maria. It is presented a quantitative detailed context regarding the required efforts to support these services. The literature review is based on the "IT capabilites" theme and to its related subjects, such as, governance, management of IT's services and value. The methodological procedures are based on study case that uses information from the services management system of the Data Processing Center of the University of Santa Maria. As a final proposition, it is presented a method to redistribute the resource utilization for service provision in order to increase the IT value delivery and to colaborate within the overall organization's performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCapacidades de TIpor
dc.subjectGovernança de TIpor
dc.subjectServiços de TIpor
dc.subjectValor de TIpor
dc.subjectIT capabilityeng
dc.subjectIT governanceeng
dc.subjectIT managementeng
dc.subjectIT serviceseng
dc.subjectIT Valueeng
dc.titleAnálise dos serviços de tecnologia da informação para projeto de capacidade estratégicapor
dc.title.alternativeAnalysis of information technology services for strategic capacity projecteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Tecnologia da Informação (TI) desempenha importante papel nas organizações modernas, tornando-se estratégica para a obtenção de seus objetivos. Esta mudança do papel e da relevância da TI determinou o surgimento do enfoque governança de TI, que tem como um de seus principais objetivos a entrega de valor pela TI à organização, fundamentada na busca do seu alinhamento estratégico. Diversos estudos foram realizados sobre o valor da TI com foco na identificação de indícios de que os investimentos realizados em TI afetam positivamente no desempenho financeiro das empresas. A abordagem “capacidades de TI”, utilizada mais recentemente, preenche algumas lacunas existentes nos estudos anteriores sobre o valor da TI, pois considera que os reflexos no desempenho organizacional se darão através de seus produtos e serviços. Essas capacidades estão associadas com competências e recursos de TI, podendo facilitar ou inibir o desempenho da organização. O desafio está em interpretar a dimensão do uso das capacidades de TI, com base nos serviços oferecidos às unidades, além de buscar o equilíbrio na utilização dos recursos envolvidos. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação das capacidades de TI, como consequência da utilização dos serviços oferecidos pela unidade de TI no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, apresentando um detalhado contexto quantitativo referente aos esforços requeridos para suportá-los. O aporte teórico, baseado em revisão bibliográfica, está fundamentado acerca da temática “capacidades de TI” e a assuntos correlatos, tais como, governança, gerenciamento de serviços e valor de TI. Os procedimentos metodológicos estão baseados em estudo de caso único, utilizando informações provenientes do sistema de gerenciamento de serviços do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria. Como proposição final, apresenta um estudo de caso para redistribuição do uso dos recursos empregados no fornecimento dos serviços visando aumentar a entrega de valor pela TI e, dessa forma, colaborar para a melhoria no desempenho global da organização.por
dc.contributor.advisor1Garcia, Vinícius Jacques
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496717370740068por
dc.contributor.referee1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941686828835081por
dc.contributor.referee2Schneider, Sergio de Mello
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4551105348903321por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4148100173892659por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International