dc.contributor.advisor | Fedosse, Elenir | |
dc.creator | Dalla Pozza, Paola Curcio | |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T13:44:22Z | |
dc.date.available | 2018-06-21T13:44:22Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13491 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study deals with a Multiprofessional Health Residency Program with emphasis on Basic
Care, especially in Family Health, developed through a partnership between a Public
University and a Municipal Health Secretariat, which adopts device-oriented learning
methodologies management and health care, aiming to qualify professionals with
competencies to understand and / or act effectively at different levels of the Unified Health
System. In this sense, its objective was to analyze the areas of tutoring, field tutoring and
classes of the program, from the perspective of resident professionals, preceptors and tutors. It
is a descriptive and exploratory study, made possible through an open questionnaire applied
by the researchers, which used a qualitative approach to data analysis. The results showed
weaknesses and potentialities of the devices - tutorials, tutorials and theoretical classes,
appearing situations related to the training process: the need for training for tutors and
preceptors and changes in the development of theoretical classes. It was clear that the
different actors involved in the Program understood the need for training based on broader
concepts of education and health. Improved financial and human resources should be
developed, as well as broadening discussions on the devices analyzed in order to effectively
do-know and the know-how in Basic Care by different health professionals in an autonomous
and problematizing way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.subject | Atenção básica | por |
dc.subject | Formação em saúde | por |
dc.subject | Relações interprofissionais | por |
dc.subject | Unified health system | eng |
dc.subject | Primary health care | eng |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Interprofessional relations | eng |
dc.title | Formação teórica e teórico-prática em atenção básica: análise de um programa de residência multiprofissional em saúde | por |
dc.title.alternative | Theoretical and theoretical-practical training in basic attention: analysis of a multiprofessional health residency program | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Este estudo ocupa-se de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase
em Atenção Básica, especialmente em Saúde da Família, desenvolvido por meio de uma
parceria entre uma Universidade Pública e uma Secretaria Municipalde Saúde, que adota
metodologias de aprendizagem orientadas por dispositivos de gestão e de atenção à saúde,
visando qualificar profissionais com competências para compreender e/ou atuar de modo
efetivo em diferentes níveis do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, seu objetivo foi o de
analisar os espaços de preceptorias, tutorias de campo e aulas teóricas do
mencionadoPrograma, na perspectiva dos profissionais residentes, preceptores e tutores.
Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório,viabilizado por meio de um
questionário aberto e aplicado pelos pesquisadores, que utilizou uma abordagem qualitativa
de análise dos dados. Os resultados demonstraram fragilidades e potencialidades dos
dispositivos - preceptorias, tutorias e aulas teóricas, aparecendo situações referentes ao
processo formativo: necessidade de capacitação para tutores e preceptores e de mudanças no
desenvolvimento das aulas teóricas.Ficou evidente que os diferentes atores envolvidos no
Programa entendem a necessidade de uma formação baseada em conceitos ampliados de
Educação e de Saúde.Há que se aprimoraros recursos financeiros e humanos, bem como
ampliar as discussões acerca dos dispositivos analisadosde modo a efetivamente favorecer o
fazer-saber e o saber-fazer em Atenção Básica por diferentes profissionais da saúde de modo
autônomo e problematizador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |