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dc.contributor.advisorFedosse, Elenir
dc.creatorDalla Pozza, Paola Curcio
dc.date.accessioned2018-06-21T13:44:22Z
dc.date.available2018-06-21T13:44:22Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13491
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study deals with a Multiprofessional Health Residency Program with emphasis on Basic Care, especially in Family Health, developed through a partnership between a Public University and a Municipal Health Secretariat, which adopts device-oriented learning methodologies management and health care, aiming to qualify professionals with competencies to understand and / or act effectively at different levels of the Unified Health System. In this sense, its objective was to analyze the areas of tutoring, field tutoring and classes of the program, from the perspective of resident professionals, preceptors and tutors. It is a descriptive and exploratory study, made possible through an open questionnaire applied by the researchers, which used a qualitative approach to data analysis. The results showed weaknesses and potentialities of the devices - tutorials, tutorials and theoretical classes, appearing situations related to the training process: the need for training for tutors and preceptors and changes in the development of theoretical classes. It was clear that the different actors involved in the Program understood the need for training based on broader concepts of education and health. Improved financial and human resources should be developed, as well as broadening discussions on the devices analyzed in order to effectively do-know and the know-how in Basic Care by different health professionals in an autonomous and problematizing way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectAtenção básicapor
dc.subjectFormação em saúdepor
dc.subjectRelações interprofissionaispor
dc.subjectUnified health systemeng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectInterprofessional relationseng
dc.titleFormação teórica e teórico-prática em atenção básica: análise de um programa de residência multiprofissional em saúdepor
dc.title.alternativeTheoretical and theoretical-practical training in basic attention: analysis of a multiprofessional health residency programeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoEste estudo ocupa-se de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Atenção Básica, especialmente em Saúde da Família, desenvolvido por meio de uma parceria entre uma Universidade Pública e uma Secretaria Municipalde Saúde, que adota metodologias de aprendizagem orientadas por dispositivos de gestão e de atenção à saúde, visando qualificar profissionais com competências para compreender e/ou atuar de modo efetivo em diferentes níveis do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, seu objetivo foi o de analisar os espaços de preceptorias, tutorias de campo e aulas teóricas do mencionadoPrograma, na perspectiva dos profissionais residentes, preceptores e tutores. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório,viabilizado por meio de um questionário aberto e aplicado pelos pesquisadores, que utilizou uma abordagem qualitativa de análise dos dados. Os resultados demonstraram fragilidades e potencialidades dos dispositivos - preceptorias, tutorias e aulas teóricas, aparecendo situações referentes ao processo formativo: necessidade de capacitação para tutores e preceptores e de mudanças no desenvolvimento das aulas teóricas.Ficou evidente que os diferentes atores envolvidos no Programa entendem a necessidade de uma formação baseada em conceitos ampliados de Educação e de Saúde.Há que se aprimoraros recursos financeiros e humanos, bem como ampliar as discussões acerca dos dispositivos analisadosde modo a efetivamente favorecer o fazer-saber e o saber-fazer em Atenção Básica por diferentes profissionais da saúde de modo autônomo e problematizador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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Acesso Aberto
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