Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.date.accessioned2016-03-17T13:13:59Z
dc.date.available2016-03-17T13:13:59Z
dc.date.issued2009-01-22
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1349
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aimed at understanding the support and accompaniment of Pedagogical Coordination in P.E. teachers’ educational practices at final years of Elementary Schools in city run schools of Santa Maria (RS). The qualitative type investigation had as its methodological option the discourse analysis according to Foucault (1979). The collaborators were P.E. teachers and pedagogical coordinators. According to the discourses, these professionals get influence in different ways, through power relations, implicating in their subjectivations, as well as in the truth effects accredited to school managing and professional development. Although the contributions of Physical Education are observed, it still has not appeared in a meaningful way in the development of school organization. Besides the necessary conditions regarding the P.E. school teacher subjectivity, it is as indispensable to have the support and accompaniment of pedagogical practices, having space for dialogue and improvement of corporate activities. The study centered its value in the comprehension of how school organizations function and in the understanding of how pedagogical coordinators and P.E. teachers act. To comprehend the discourse of these collaborators was an opportunity to search alternatives which qualify relations, promote professional appreciation and the improvement of school organization and managing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectRelações de poderpor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleGestão e relações de poderes na educação física escolar a partir de discursos de professores da área e coordenadores pedagógicospor
dc.title.alternativeManaging and power relations in school physical education from discourses of area teachers’ and pedagogical coordinatiors’eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo objetivou compreender o apoio e acompanhamento da Coordenação Pedagógica nas práticas educativas de professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS). A investigação de caráter qualitativo teve como opção metodológica a análise do discurso segundo Foucault (1979). Os colaboradores foram professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos. De acordo com os discursos, observou-se que esses profissionais influenciam-se de diferentes formas, pelas relações de poder, implicando nas suas subjetivações, assim como nos efeitos de verdade atribuídos para a gestão escolar e o desenvolvimento profissional. Embora sejam observadas as contribuições da Educação Física, ela ainda não aparece de forma significativa no desenvolvimento da organização escolar. Além das condições necessárias referentes à subjetividade do professor de Educação Física escolar, torna-se da mesma forma indispensável que o apoio e acompanhamento das práticas pedagógicas aconteçam, havendo espaço para o diálogo e aprimoramento das atividades coletivas. O estudo centrou seu valor na compreensão do funcionamento das organizações escolares e do entendimento sobre as atuações dos coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física. Compreender os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional e a melhoria da organização e gestão escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples