dc.creator | Santos, Alexandre Xavier dos | |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T22:58:36Z | |
dc.date.available | 2018-06-21T22:58:36Z | |
dc.date.issued | 2017-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13501 | |
dc.description.abstract | The motivation of this study arises from the perception of the author, who perceives that teaching and
learning of the concept of volume in high school happen, as standard, focused on applications of
formulas and with little emphasis on contextualized situations. This fact characterizes, in the context of
Theory of Meaningful Learning, which is called mechanical learning. Therefore, the problem that guides
this research is: "How does the Meaningful Learning process of the concept of volume by students from
a class of a Military School of the state of Rio Grande do Sul perform when they undergo a Potentially
Meaningful Teaching Unit (PMTU) mediated by activities of Mathematical Modeling? In order to answer
this question, a PMTU is proposed and implemented, subsidized by activities of Mathematical Modeling
to approach the concept of volume of geometric solids in high school. The didactic sequence presented
was structured in such a way that, initially, it was possible to identify the students' previous knowledge
regarding the concepts of Plane Geometry and its transition to Space Geometry. The following activities
start from more general and inclusive concepts and are progressively differentiated into more specific
concepts seeking to favor integrative reconciliation. It can be seen, in the probing phase of students'
prior knowledge, a certain fragility of subsumer concepts of Plane Geometry, necessary for anchoring
the concepts of Space Geometry. However, with the modeling activity, it was possible to retrieve some
necessary prior knowledge and prepare them for future learning that are part of the proposed PMTU,
especially with regard to the volume of geometric solids. As the sequential aspects of the teaching unit
move forward, we identify the students' ability to make use of the concepts learned in different situations,
while demonstrating progress in the exchange and externalization of meanings. However, the
summative evaluation allowed us to identify that the greatest obstacle to learning remains prior
knowledge about Flat Geometry. In an assessment of PMTU, as a whole, what is identified is the
students' motivation regarding their involvement in the proposed activities; the need to promote more
instruments that can rescue the concepts of Flat Geometry and the evidences of meaningful learning
mainly regarding autonomy in elaboration of activities that require the modeling process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | UEPS | por |
dc.subject | Volume | por |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.subject | PMTU | eng |
dc.subject | Volume | eng |
dc.title | Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS | por |
dc.title.alternative | Potentially meaningful teaching unit with mathematical modeling for the learning of volume concept in a military school of the state of RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a
aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em
aplicações de fórmulas e com pouca ênfase em situações contextualizadas. Esse fato caracteriza, no
contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa, o que é chamado de aprendizagem mecânica.
Portanto, o problema que orienta esta pesquisa, é: “Como se dá o processo de aprendizagem
significativa do conceito de volume por alunos de uma turma de uma Escola Militar do estado do RS,
quando submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), mediada por
atividades de Modelagem Matemática? A fim de responder tal questão, é proposta e implementada
uma UEPS, subsidiada por atividades de Modelagem Matemática, para a abordagem do conceito de
volume de sólidos geométricos no Ensino Médio. A sequência didática apresentada foi estruturada de
forma que, inicialmente, fosse possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos no que tange
os conceitos de Geometria Plana e sua transição para a Geometria Espacial. As atividades seguintes
partem de conceitos mais gerais e inclusivos e são diferenciadas progressivamente para conceitos mais
específicos, buscando favorecer a reconciliação integrativa. Percebe-se, na fase de sondagem de
conhecimentos prévios dos alunos, certa fragilidade de conceitos subsunçores da Geometria Plana,
necessários para ancoragem dos conceitos da Geometria Espacial. Porém, com a atividade de
modelagem, foi possível resgatar alguns conhecimentos prévios necessários e prepará-los às futuras
aprendizagens que fazem parte da UEPS proposta, especialmente, no que se refere a volume de
sólidos geométricos. A medida que os aspectos sequenciais da unidade de ensino avançam, identificase
a capacidade dos alunos em fazer uso dos conceitos aprendidos em diferentes situações, ao mesmo
tempo em que se evidencia o progresso na troca e externalização de significados. Contudo, a avaliação
somativa permitiu identificar que o maior obstáculo para a aprendizagem, permanece sendo os
conhecimentos prévios acerca da Geometria Plana. Numa avaliação da UEPS, como um todo, o que
se identifica é a motivação dos alunos quanto ao envolvimento nas atividades propostas; a necessidade
de promover mais instrumentos, os quais resgatem os conceitos da Geometria Plana e evidências de
aprendizagem significativa, principalmente, no que se refere a autonomia na elaboração resolução de
atividades, as quais requerem o processo de Modelagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.referee1 | Kato, Lilian Akemi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6356641105245996 | por |
dc.contributor.referee2 | Vielmo, Sandra Eliza | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7959357283282286 | por |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Inês Farias | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0979050331045936 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5432257611223698 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |