Entre o acaso-fragmento: Alejandra Costamagna e seus caleidoscópicos reais
Abstract
A obra Últimos fuegos (2005), da escritora chilena Alejandra Costamagna, é composta por dezesseis narrativas curtas que estabelecem ligações entre si, ligações estas que ocorrem devido à reiteração constante de elementos como personagens, objetos, ações e trechos. Com o propósito de compreendermos esta peculiar formalização discursiva adotamos duas metáforas. A primeira corresponde à analogia entre a obra e um caleidoscópio, comparação possível em função da repetição aparentemente “aleatória” desses elementos/ “peças” que entrelaçam as narrativas/“imagens”. Esse entrelace também suscita questionamentos em relação ao gênero literário ao qual a obra pertence, visto que esta é paradoxalmente composta por narrativas curtas/contos que se enredam originando uma narrativa maior/romance. Para o entendimento desta questão adotamos uma segunda metáfora, correspondente à relação entre este arranjo discursivo e os movimentos de distanciamento e aproximação da lente de uma câmera, que possibilita dois enquadramentos: um através da lente zoom out, pela qual enxergamos o conjunto de narrativas entrelaçadas; e o outro através do movimento zoom in, em que temos um close particular em cada narrativa. Nesse sentido, o estudo fundamenta-se na discussão de como a obra apresenta uma imago mundi que sugere uma concepção de realidade “fragmentada” e movida pela força do “acaso/aleatório”, princípios configuradores do real contemporâneo que são transpostos para o plano da composição discursiva. Mediante análise e com o intuito de não restringir e categorizar a obra como pertencente a um ou outro gênero literário, finalizamos realizando uma leitura sob a ótica do conceito de hibridação, que nos possibilita pensarmos Últimos fuegos a partir de uma via não excludente e não totalizadora.
Collections
The following license files are associated with this item: