Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorBertoldo, Marileida Fagundes
dc.date.accessioned2018-06-22T12:25:26Z
dc.date.available2018-06-22T12:25:26Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13504
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis monograph, entitled “High school: expectations and challenges under the perspective of students from Tiradentes School of Santa Maria’s Military Brigade” (TSSM MB) intends to investigate students’ expectations and challenges in relation to high school. Aiming to contribute for reflections on this teaching level, we researched the main reasons which lead high school first year students to lose interest in studying. To build this Case Study, we used a quali- quantitative approach based on questionnaires applied with three high school first year groups from TSSM MB. We chose to investigate only first year students because at this stage a higher rate of failure and lack of interest in studying occur. The results pointed out that the youngsters perceive how much pressure the transition, from elementary to high school, performs over their lives, once they undergo a longer routine of classes and studies which often lead them into losing interest in studying and school. Moreover, students when joining to high school at TSSM MB have as main expectation to be prepared for entering to university. Facing this matter, we hope that this work may serve as a base to school management, subsidizing propositions in order to provide significant and efficient improvements in favour of the student in this new society, the knowledge society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectExpectativaspor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectExpectationseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectChallengeseng
dc.titleEnsino médio: expectativas e desafios sob a perspectiva dos alunos do colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Mariapor
dc.title.alternativeHigh school: expectations and challenges under the perspective of students from Tiradentes School of Santa Maria’s Military Brigadeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia intitulada “Ensino Médio: expectativas e desafios sob a perspectiva dos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria” – CTBM SM busca investigar as expectativas e desafios dos alunos em relação ao ensino médio. Com o intuito de contribuir para reflexões acerca deste nível de ensino, pesquisou-se os principais aspectos que levam os alunos do 1º ano do ensino médio, desta instituição, a perder o interesse pelos estudos. Para encaminhamento deste Estudo de Caso foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa por intermédio da aplicação de questionários, tendo como sujeitos da pesquisa, três turmas de 1º ano do ensino médio do CTBM SM. Optou-se por investigar apenas os alunos do 1º ano, pelo fato de ser nesta fase, que ocorre a maior incidência de repetência e falta de interesse pelos estudos. Os resultados mostraram que os jovens percebem a pressão que a transição do ensino fundamental para o médio tem sob suas vidas, uma vez que passam a ter uma rotina mais extensa de estudos e aulas, e isto os leva muitas vezes a perder o interesse pelos estudos e pela escola. E ainda, que os alunos ao ingressar no ensino médio do CTBM SM têm como principal expectativa o acesso a um curso superior. Diante desta problemática, espera-se que este trabalho sirva de embasamento à gestão escolar subsidiando proposições, no sentido de, promover melhorias significativas e eficazes voltadas ao aluno desta nova sociedade, denominada sociedade do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto