dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Boeck, Fabiane Julieta | |
dc.date.accessioned | 2018-06-22T12:56:40Z | |
dc.date.available | 2018-06-22T12:56:40Z | |
dc.date.issued | 2010-08-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13506 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010 | por |
dc.description.abstract | This work included ideas on teaching practices from the analysis of actions
aimed at raising teachers' reflections that cause the search for a new paradigm, to
express attitudes more innovative, responding to the expectations and needs of the
present time with respect to inclusive education: integrating x include educating in
diversity. Among the many different aspects that deal, there was a brief history of
Special Education, analysis of the school reality, the family, child development and
learning, theory of Vygotsky, and the school for all, the difficulties of learning, the
educator and challenge of teaching practice in inclusive education. As the need for
transformation of attitudes, the training of professionals and also the importance of
engaging in the proposal of the school, which is alerted to the need of the change of
the conservative behavior of the educational environment. From the basis collected
there was a concern of teachers in relation to the students included in regular
classes, but at the same time we can see that in their training did not receive support
to develop a meaningful work with them. In this sense, we try to work a theoretical
underpinning to the teaching of the teacher, within a perspective where the
construction of knowledge stands out to play. It is with this intention is realized that
this work of bibliographic research, and to provide suggestions for educators rethink
their teaching practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Exclusão | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Exclusion | eng |
dc.title | Educação inclusiva: integrar x incluir educar na universidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho constam idéias relativas às práticas docentes a partir da
análise das ações de professores visando suscitar reflexões que provoquem a
busca de um novo paradigma, que expresse atitudes mais inovadoras,
respondendo às expectativas e necessidades dos tempos atuais no que tange a
educação inclusiva: integrar x incluir educar na diversidade. Diante dos diversos
aspectos abordados, realizou-se um breve histórico da Educação Especial, uma
análise de realidade escolar, a importância da família para o desenvolvimento e
aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais, a
contribuição da teoria de Vygotski e da escola para todos, as dificuldades de
aprendizagens, o educador e o desafio da prática pedagógica na educação
inclusiva. A partir dos dados coletados verificou-se a preocupação dos
professores em relação aos alunos inclusos nas classes regulares, mas ao
mesmo tempo pode-se perceber que em sua formação não receberam suporte
para desenvolver um trabalho significativo com os mesmos. Neste sentido, buscase
trabalhar um referencial teórico que fundamenta o fazer didático do professor,
dentro de uma perspectiva onde a construção do saber se sobressaia à
reprodução. É com esta intenção que se realiza este trabalho de pesquisa
bibliográfica, para servir de sugestão para os educadores repensarem suas
práticas pedagógicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |