Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorBoeck, Fabiane Julieta
dc.date.accessioned2018-06-22T12:56:40Z
dc.date.available2018-06-22T12:56:40Z
dc.date.issued2010-08-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13506
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010por
dc.description.abstractThis work included ideas on teaching practices from the analysis of actions aimed at raising teachers' reflections that cause the search for a new paradigm, to express attitudes more innovative, responding to the expectations and needs of the present time with respect to inclusive education: integrating x include educating in diversity. Among the many different aspects that deal, there was a brief history of Special Education, analysis of the school reality, the family, child development and learning, theory of Vygotsky, and the school for all, the difficulties of learning, the educator and challenge of teaching practice in inclusive education. As the need for transformation of attitudes, the training of professionals and also the importance of engaging in the proposal of the school, which is alerted to the need of the change of the conservative behavior of the educational environment. From the basis collected there was a concern of teachers in relation to the students included in regular classes, but at the same time we can see that in their training did not receive support to develop a meaningful work with them. In this sense, we try to work a theoretical underpinning to the teaching of the teacher, within a perspective where the construction of knowledge stands out to play. It is with this intention is realized that this work of bibliographic research, and to provide suggestions for educators rethink their teaching practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectExclusãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectExclusioneng
dc.titleEducação inclusiva: integrar x incluir educar na universidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho constam idéias relativas às práticas docentes a partir da análise das ações de professores visando suscitar reflexões que provoquem a busca de um novo paradigma, que expresse atitudes mais inovadoras, respondendo às expectativas e necessidades dos tempos atuais no que tange a educação inclusiva: integrar x incluir educar na diversidade. Diante dos diversos aspectos abordados, realizou-se um breve histórico da Educação Especial, uma análise de realidade escolar, a importância da família para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais, a contribuição da teoria de Vygotski e da escola para todos, as dificuldades de aprendizagens, o educador e o desafio da prática pedagógica na educação inclusiva. A partir dos dados coletados verificou-se a preocupação dos professores em relação aos alunos inclusos nas classes regulares, mas ao mesmo tempo pode-se perceber que em sua formação não receberam suporte para desenvolver um trabalho significativo com os mesmos. Neste sentido, buscase trabalhar um referencial teórico que fundamenta o fazer didático do professor, dentro de uma perspectiva onde a construção do saber se sobressaia à reprodução. É com esta intenção que se realiza este trabalho de pesquisa bibliográfica, para servir de sugestão para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto