dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Cosmam, Luiz Carlos | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T13:40:43Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T13:40:43Z | |
dc.date.issued | 2009-12-05 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1350 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work purpose as theme of research: The curriculum in the classroom.
Had as purpose to contribute so that the teachers can to reflect about your
educational practice, as well about the importance to define a education curriculum
that not serve only that definition of knowledges to classroom, but that useful to the
life. This work went to wrote through bibliography research and of the camp linked
the a approach theoretical and practice that purposed subsidies about questions that
show the definition the curriculum worked in the school. To the bibliography research
served of sourse the authors Tomaz Tadeu da Silva, Paulo Freire, Philippe
Perrenoud, between others. Went to used also the Parâmetros Curriculares
Nacionais e o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. The research appear of
the 10 questions that went to hand as teachers twice the biggest schools from
Palmeira das Missões and deal about the definition and inherents implication the
application curriculum´s worked institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ou formação | por |
dc.subject | Currículo escolar | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.title | O currículo no projeto da escola | por |
dc.title.alternative | The curriculum in the school´s project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe como tema de pesquisa: O currículo na sala de aula.
Teve como finalidade contribuir para que professores reflitam sobre suas práticas
pedagógicas e a importância de definir um currículo escolar que não sirva apenas
como definição de conhecimentos para a sala de aula, mas que seja útil para a vida.
Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e de campo,
vinculado a uma abordagem teórica e prática que proporcionou subsídios a cerca de
questões que norteiam a definição do currículo trabalhado na escola. Para a
pesquisa bibliográfica serviram de fonte os autores Moreira e Silva, Paulo Freire,
Philippe Perrenoud entre outros. Foram utilizados também os Parâmetros
Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. A pesquisa
constou de 10 questões que foram entregues aos professores das duas maiores
escolas estaduais do município de Palmeira das Missões e versavam sobre a
definição e implicações inerentes a aplicação do currículo trabalhado nessas
instituições. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |