Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorCosmam, Luiz Carlos
dc.date.accessioned2016-03-17T13:40:43Z
dc.date.available2016-03-17T13:40:43Z
dc.date.issued2009-12-05
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1350
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work purpose as theme of research: The curriculum in the classroom. Had as purpose to contribute so that the teachers can to reflect about your educational practice, as well about the importance to define a education curriculum that not serve only that definition of knowledges to classroom, but that useful to the life. This work went to wrote through bibliography research and of the camp linked the a approach theoretical and practice that purposed subsidies about questions that show the definition the curriculum worked in the school. To the bibliography research served of sourse the authors Tomaz Tadeu da Silva, Paulo Freire, Philippe Perrenoud, between others. Went to used also the Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. The research appear of the 10 questions that went to hand as teachers twice the biggest schools from Palmeira das Missões and deal about the definition and inherents implication the application curriculum´s worked institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ou formaçãopor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.titleO currículo no projeto da escolapor
dc.title.alternativeThe curriculum in the school´s projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propõe como tema de pesquisa: O currículo na sala de aula. Teve como finalidade contribuir para que professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e a importância de definir um currículo escolar que não sirva apenas como definição de conhecimentos para a sala de aula, mas que seja útil para a vida. Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e de campo, vinculado a uma abordagem teórica e prática que proporcionou subsídios a cerca de questões que norteiam a definição do currículo trabalhado na escola. Para a pesquisa bibliográfica serviram de fonte os autores Moreira e Silva, Paulo Freire, Philippe Perrenoud entre outros. Foram utilizados também os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. A pesquisa constou de 10 questões que foram entregues aos professores das duas maiores escolas estaduais do município de Palmeira das Missões e versavam sobre a definição e implicações inerentes a aplicação do currículo trabalhado nessas instituições.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples