Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorBertoldi, Marieli
dc.date.accessioned2018-06-25T10:55:08Z
dc.date.available2018-06-25T10:55:08Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13512
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph thematizes about educational management and school in which we sought to investigate how does the school management in schools of St. Anthony’s Plateau / RS. Specifically aimed at identifying the school under study is constructer das the school management understands the role of school managers with quality, the actions delegated in the face of educational management and meet the challenges that predominate in the practice of school manager. The survey was developed with a qualitative approach, characterized as a case study. Participated in the study, three school administrators, Rita, Cristiane and Roseli. As an instrument of data, collection used the questionnaire. The data were analyzed, reflected, rescued from new knowledge, the reality of schools and managers. The interviewee has revealed ways of thinking, acting, feeling, being a very important contribution that can answer the questions posed, they know that there are responsibilities and commitments to be met. Each seek their own way, so that solutions can together, educators and families, do a job that guarantees the participation of most families in the daily school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDiretor escolarpor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool directoreng
dc.titleGestão educacional: o ato de educar, pensar, sentir e agirpor
dc.title.alternativeManagement education: the act of educating, think, feel and acteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia tematiza acerca da gestão educacional e escolar, em que se buscou investigar como ocorre a gestão em escolas de Santo Antônio do Planalto/RS. Especificamente objetivou-se identificar nas escolas em estudo como é construída a gestão escolar, conhecer o papel dos diretores no contexto da gestão escolar e conhecer os desafios que predominam na prática do diretor escolar. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Participaram do estudo três diretores de escola. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. O estudo revelou formas de pensar, de agir e de sentir do diretor escolar, profissional que possui responsabilidades e compromissos a serem cumpridos e que buscam cada um a sua maneira soluções para que possam juntos, gestores e famílias, realizar um trabalho que garanta a participação eficaz da comunidade escolar no cotidiano da gestão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto