Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2012-11-30Autor
Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho objetivou evidenciar a importância da participação efetiva
dos pais no ambiente escolar em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em
Sapucaia do Sul/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo
de caso, na qual foram aplicados questionários com perguntas abertas aos
representantes de todos os segmentos escolares (equipe diretiva, professores, pais,
funcionários e alunos). Os questionários analisados apontam para a necessidade de
participação efetiva dos pais no ambiente escolar, buscando melhor qualidade na
educação de seus filhos/alunos. Constatou-se que a participação de todos os
segmentos escolares ocorre de forma precária. A equipe diretiva sente-se
desmotivada e em muitos momentos “mascara” a realidade, tentando fazer com que
todos pensem que é bastante democrática. Há falta de esclarecimento por parte dos
pais de qual é o seu papel na escola, pois os que participam são sempre os
mesmos, grupo este, que representa uma minoria. Em relação aos professores,
percebe-se que a participação ocorre por obrigatoriedade e não por anseios de
mudanças, embora todos sejam a favor e queiram uma “gestão democrática”. Já os
funcionários, acreditam que participar é desenvolver suas funções dentro da escola,
e os alunos participam das atividades “propostas ou impostas” para que sejam
avaliados, e não por interesse. Em todos os segmentos nota-se a falta de interesse
e motivação no ambiente escolar. Não se evidencia empenho por parte de nenhum
dos segmentos buscando a participação efetiva na tomada de decisões. É
necessário que todos os segmentos reflitam sobre os acontecimentos no ambiente
escolar pesquisado, pois está bem distante da realidade desejada, para que ocorra a
qualificação profissional e a construção de uma gestão escolar democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: