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dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorBorne Junior, José Ayrton de Souza
dc.date.accessioned2018-06-25T14:45:21Z
dc.date.available2018-06-25T14:45:21Z
dc.date.issued2011-11-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13523
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper proposes a feasibility study for installation of a solar collector system in the new building block attached to the 34 student´s house in order to heat the bath water of the students who will inhabit this building. As an incentive for implementation of environmental education through the use of a form of renewable energy and sustainable, it was a project by calculating the number of collectors to be used to replace the use of electric showers in it. It looks at the sun as an energy source and its interaction with the Earth. It is an energy balance of the current reality and the Brazilian state and district of Rio Grande do Sul focusing on the use, or not, the solar collector. Place the functioning of the ways of using energy from the sun due to unavailability of the manufacturing system and practice of environmental education, it was a survey of students who have UFSM benefit socio-economic status, living at house of the university student and will be the beneficiaries of this project. We sought to know the opinion of students on environmental education, economic use of energy, the use of renewable energy and sustainable, what their vision, as students UFSM, the way the university approaches the subject and also stood up personal information that will be useful not only to calculate the theoretical energy gain in the deployment and use of the system, but also when the assembly and operation of the equipment. It was performed statistical analysis of the research, through tables and graphs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnergias renováveispor
dc.subjectEnergia solarpor
dc.subjectEducational environmenteng
dc.subjectRenewable energyeng
dc.subjectSolar energyeng
dc.titleEducando para a sustentabilidade: coletores solares como alternativa de energia nas casas de estudante da UFSMpor
dc.title.alternativeEducating for sustainability: solar panels as an alternative energy in the homes of students from the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propõe um estudo de viabilidade de instalação de um sistema coletor solar no novo bloco anexado ao prédio 34 da CEU como forma de aquecer a água do banho dos estudantes que irão habitar este prédio. Como um incentivo a aplicação da educação ambiental através da utilização de uma forma de energia renovável e sustentável, faz-se um projeto calculando o número de coletores a serem utilizados para a substituição do uso de chuveiros elétricos no mesmo. Analisa-se o Sol como fonte de energia e a sua interação com a Terra. Faz-se um balanço energético da realidade atual do estado brasileiro bem como do estado do Rio Grande do Sul enfocando a utilização, ou não, do coletor solar. Introduz-se o funcionamento das formas de utilização da energia do Sol. Devido a não disponibilização da confecção prática do sistema e orientado pela educação ambiental, fez-se uma pesquisa com os estudantes da UFSM que possuem benefício socioeconômico, que habitam na CEU e que serão os beneficiados com este projeto. Procurou-se conhecer a opinião dos estudantes sobre educação ambiental, utilização econômica da energia, o uso de energias renováveis e sustentáveis, qual a visão deles, como estudantes da UFSM, da forma como a universidade aborda o assunto e também se levantou informações pessoais, que serão úteis não só para o cálculo do ganho energético teórico na implantação e utilização do sistema, mas também quando da montagem e funcionamento do equipamento. Foi realizada a análise da pesquisa estatisticamente, através de tabelas e gráficos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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