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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorBenaduce, Marcia Isabel de Vargas
dc.date.accessioned2018-06-25T15:03:00Z
dc.date.available2018-06-25T15:03:00Z
dc.date.issued2011-10-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13524
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educacao Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the reasons that led teachers in training of Specialization Course in Professional Education Integrated to Basic Education in the Modality Youth and Adult Education of the Universidade Federal de Santa Maria (RS) to pursue this course, and as specific objectives to identify some conceptual references concerning Basic Education and PROEJA in the teachers autobiographical reports, to verify the importance of the course in the formation of teachers and question the professional and academic perspectives of teachers after the end of the course. A study of this topic is justified because through it was possible not only to systematize the contributions that the course of expertise brought to the study group, but also to check the influence of the act of remembering and narrating their experiences in building the knowledge of each individual. Thinking about our role as educators in the world today is an arduous task, and even more by elaborate and externalize those thoughts, without letting the dominant ideology that preaches fatalism and immobility affect us. The teachers whose interviews were analyzed in this study do not seem infected by the general context of pessimism showing enthusiasm for education and by the character formation of PROEJA as a possible way of minimizing the precarious situation of workers in our society. Although they still do not have on the horizon the possibility to directly put into practice (with PROEJA students) the knowledge built over the course of specialization, they believe that the confrontation of ideas with their peers and self evaluation activities that they developed in the period have had a positive impact on their professional performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTraining of teacherseng
dc.titleRelatos autobiográficos de professores em formação para o PROEJApor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educacao Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar os motivos que levaram os professores em formação no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Santa Maria (RS) a buscar o referido curso, e como objetivos específicos identificar nos relatos autobiográficos dos professores referências conceituais a respeito de Educação Básica e PROEJA, verificar a importância do curso para a formação dos referidos professores e questionar as perspectivas profissionais e acadêmicas dos professores a partir da conclusão do curso. Um estudo com este tema se justifica porque através dele foi possível não somente sistematizar as contribuições que o curso de especialização trouxe para o grupo em estudo, mas também verificar a influência do ato de rememorar e narrar suas experiências na construção do conhecimento de cada indivíduo. Pensar sobre o nosso papel de educadores no mundo atual é uma tarefa árdua, e mais ainda elaborar e exteriorizar estes pensamentos, sem nos deixar afetar pela ideologia dominante que prega a imobilidade e o fatalismo. As professoras cujos depoimentos foram analisados no presente estudo, porém, não parecem contaminadas pelo contexto geral de pessimismo, demonstrando entusiasmo pela educação e pelo caráter formativo do PROEJA como uma possível saída para minimizar a situação precária dos trabalhadores em nossa sociedade. Embora não tenham ainda em seu horizonte a possibilidade de colocar diretamente em prática (com alunos de PROEJA) o conhecimento que construíram durante o curso de especialização, acreditam que o confronto de ideias com seus pares e as atividades de auto avaliação que desenvolveram no período já tiveram reflexos positivos em sua atuação profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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