dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Benaduce, Marcia Isabel de Vargas | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T15:03:00Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T15:03:00Z | |
dc.date.issued | 2011-10-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13524 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educacao Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the reasons that led teachers in training of
Specialization Course in Professional Education Integrated to Basic Education in the
Modality Youth and Adult Education of the Universidade Federal de Santa Maria (RS) to
pursue this course, and as specific objectives to identify some conceptual
references concerning Basic Education and PROEJA in the teachers autobiographical reports,
to verify the importance of the course in the formation of teachers and question the
professional and academic perspectives of teachers after the end of the course. A study of this
topic is justified because through it was possible not only to systematize the contributions that
the course of expertise brought to the study group, but also to check the influence of the act of
remembering and narrating their experiences in building the knowledge of each individual.
Thinking about our role as educators in the world today is an arduous task, and even more
by elaborate and externalize those thoughts, without letting the dominant ideology that
preaches fatalism and immobility affect us. The teachers whose interviews were analyzed in
this study do not seem infected by the general context of pessimism showing enthusiasm
for education and by the character formation of PROEJA as a possible way of minimizing the
precarious situation of workers in our society. Although they still do not have on the
horizon the possibility to directly put into practice (with PROEJA students) the
knowledge built over the course of specialization, they believe that the confrontation of
ideas with their peers and self evaluation activities that they developed in the period have
had a positive impact on their professional performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Training of teachers | eng |
dc.title | Relatos autobiográficos de professores em formação para o PROEJA | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educacao Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral analisar os motivos que levaram os professores
em formação no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação
Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Santa Maria
(RS) a buscar o referido curso, e como objetivos específicos identificar nos relatos
autobiográficos dos professores referências conceituais a respeito de Educação Básica e
PROEJA, verificar a importância do curso para a formação dos referidos professores e
questionar as perspectivas profissionais e acadêmicas dos professores a partir da conclusão do
curso. Um estudo com este tema se justifica porque através dele foi possível não somente
sistematizar as contribuições que o curso de especialização trouxe para o grupo em estudo,
mas também verificar a influência do ato de rememorar e narrar suas experiências na
construção do conhecimento de cada indivíduo. Pensar sobre o nosso papel de educadores no
mundo atual é uma tarefa árdua, e mais ainda elaborar e exteriorizar estes pensamentos, sem
nos deixar afetar pela ideologia dominante que prega a imobilidade e o fatalismo. As
professoras cujos depoimentos foram analisados no presente estudo, porém, não parecem
contaminadas pelo contexto geral de pessimismo, demonstrando entusiasmo pela educação e
pelo caráter formativo do PROEJA como uma possível saída para minimizar a situação
precária dos trabalhadores em nossa sociedade. Embora não tenham ainda em seu horizonte a
possibilidade de colocar diretamente em prática (com alunos de PROEJA) o conhecimento
que construíram durante o curso de especialização, acreditam que o confronto de ideias com
seus pares e as atividades de auto avaliação que desenvolveram no período já tiveram reflexos
positivos em sua atuação profissional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |