dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Maria Dias de | |
dc.creator | Buttura, Tânia Mara Knaak | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T15:20:33Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T15:20:33Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13525 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The inclusion of students with special needs in regular education classes for
schools has brought a great challenge in the pursuit of physical and educational
resources that become possible education for all, which happened in the interaction
and learning. After more than a decade have laid the seeds of the inclusive school,
with this research field of qualitative character, we sought to investigate how inclusive
education is being accepted by teachers and school administrators of state and local
municipalities of Novo Xingu and Constantine, analyzing the physical, social and
educational activities that favor the inclusion of children with special needs in
mainstream schools, and the extent to which public policies ensuring the success of
this enterprise. To this end, we applied a questionnaire as an instrument for collecting
data from managers and teachers from schools that have included students as well
as an on-site observation to check the accessibility, resources available and needed
from the success of the imposed such a commitment to schools and teachers.
Among the main difficulties presented by managers and teachers, it is still a lack of
skills and resources to work with these students. As the public policy it is clear that
also has a large debt mainly related human resources training and the equipping of
schools for this challenge to materialize fully. In general, it can be said that there
were positive developments that would eliminate obstacles to the knowledge of
students in schools that included municipalities, especially in relation to the case of
diversity, education can transcend the barriers of prejudice, giving the students a
better life, being accepted and respected by society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | Sem obstáculos para o saber: um desafio para as políticas públicas e a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Obstacle to know: a challenge for public policy and the management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas de ensino
regular trouxe para as escolas um desafio muito grande, na busca de recursos
físicos e pedagógicos para que se tornasse possível uma educação para todos, na
qual acontecesse interação e aprendizado. Depois de mais de uma década que
foram lançadas as sementes da escola inclusiva, com esta pesquisa de campo, de
cunho qualitativo, buscou-se investigar como a educação inclusiva está sendo aceita
por professores e gestores de escolas municipais e estaduais dos municípios de
Novo Xingu/RS e Constantina/RS, analisando os aspectos físicos, sociais e
educacionais que propiciam a inclusão de crianças com necessidades especiais em
escolas de ensino regular e, até que ponto as políticas públicas garantem o sucesso
dessa empreitada. Para tanto, aplicou-se um questionário como instrumento de
coleta de dados junto aos gestores e professores das escolas que tem alunos
incluídos, bem como, uma observação in loco para verificar as condições de
acessibilidade, e os recursos disponíveis dentre os necessários ao sucesso de
tamanho compromisso imposto as escolas e aos professores. Dentre as dificuldades
apresentadas pelos gestores e professores, as principais continuam sendo a falta de
qualificação e de recursos para se trabalhar com estes educandos. Quanto as
políticas públicas percebe-se que tem uma dívida grande principalmente em relação
formação dos recursos humanos e ao aparelhamento das escolas para que esse
desafio se concretize de forma plena. Em termos gerais, pode-se afirmar que houve
avanços positivos para que se eliminassem os obstáculos ao saber dos alunos
incluídos nas escolas desses municípios, principalmente em relação ao se tratar das
diversidades, a educação conseguiu superar as barreiras do preconceito, dando os
educandos uma vida mais digna, sendo aceitos e respeitados pela sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |