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dc.contributor.advisorOliveira, Elaine Maria Dias de
dc.creatorButtura, Tânia Mara Knaak
dc.date.accessioned2018-06-25T15:20:33Z
dc.date.available2018-06-25T15:20:33Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13525
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe inclusion of students with special needs in regular education classes for schools has brought a great challenge in the pursuit of physical and educational resources that become possible education for all, which happened in the interaction and learning. After more than a decade have laid the seeds of the inclusive school, with this research field of qualitative character, we sought to investigate how inclusive education is being accepted by teachers and school administrators of state and local municipalities of Novo Xingu and Constantine, analyzing the physical, social and educational activities that favor the inclusion of children with special needs in mainstream schools, and the extent to which public policies ensuring the success of this enterprise. To this end, we applied a questionnaire as an instrument for collecting data from managers and teachers from schools that have included students as well as an on-site observation to check the accessibility, resources available and needed from the success of the imposed such a commitment to schools and teachers. Among the main difficulties presented by managers and teachers, it is still a lack of skills and resources to work with these students. As the public policy it is clear that also has a large debt mainly related human resources training and the equipping of schools for this challenge to materialize fully. In general, it can be said that there were positive developments that would eliminate obstacles to the knowledge of students in schools that included municipalities, especially in relation to the case of diversity, education can transcend the barriers of prejudice, giving the students a better life, being accepted and respected by society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleSem obstáculos para o saber: um desafio para as políticas públicas e a gestão escolarpor
dc.title.alternativeObstacle to know: a challenge for public policy and the management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas de ensino regular trouxe para as escolas um desafio muito grande, na busca de recursos físicos e pedagógicos para que se tornasse possível uma educação para todos, na qual acontecesse interação e aprendizado. Depois de mais de uma década que foram lançadas as sementes da escola inclusiva, com esta pesquisa de campo, de cunho qualitativo, buscou-se investigar como a educação inclusiva está sendo aceita por professores e gestores de escolas municipais e estaduais dos municípios de Novo Xingu/RS e Constantina/RS, analisando os aspectos físicos, sociais e educacionais que propiciam a inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino regular e, até que ponto as políticas públicas garantem o sucesso dessa empreitada. Para tanto, aplicou-se um questionário como instrumento de coleta de dados junto aos gestores e professores das escolas que tem alunos incluídos, bem como, uma observação in loco para verificar as condições de acessibilidade, e os recursos disponíveis dentre os necessários ao sucesso de tamanho compromisso imposto as escolas e aos professores. Dentre as dificuldades apresentadas pelos gestores e professores, as principais continuam sendo a falta de qualificação e de recursos para se trabalhar com estes educandos. Quanto as políticas públicas percebe-se que tem uma dívida grande principalmente em relação formação dos recursos humanos e ao aparelhamento das escolas para que esse desafio se concretize de forma plena. Em termos gerais, pode-se afirmar que houve avanços positivos para que se eliminassem os obstáculos ao saber dos alunos incluídos nas escolas desses municípios, principalmente em relação ao se tratar das diversidades, a educação conseguiu superar as barreiras do preconceito, dando os educandos uma vida mais digna, sendo aceitos e respeitados pela sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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