Alunos das séries finais do ensino fundamental migrando cada vez mais jovens para modalidade EJA e PROEJA
Resumo
A presente monografia foi desenvolvida no período de maio de 2010 a outubro de 2011 junto ao Centro de Educação no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Teve-se como objetivo compreender as possí-veis causas da ocorrência da migração escolar do ensino regular para as modalidades de ensino E-JA/PROEJA, entre alunos de 7a e 8a séries, turno manhã, da Escola Estadual Edna May Cardoso, loca-lizada no bairro Camobi, município de Santa Maria/RS, nos anos de 2009 a 2010. Utilizamos como instrumento para coleta de informações um questionário semi-estruturado composto por um total de 15 questões. Este questionário foi aplicado a um grupo de sete alunos que haviam migrado do ensino fundamental regular para a Educação de Jovens e Adultos nesta mesma escola. A análise das respos-tas obtidas, a partir dos questionários, foi feita através de um comparativo entre as respostas dos sujei-tos investigados. Pode-se constatar que os fatores/motivos que acarretam a migração estão normal-mente ligados a vários fatores. Cabe ressaltar que os mais significativos são: as várias reprovações, as quais acarretam defasagem idade/série, dificuldade de conciliar trabalho e escola, gravidez precoce e dificuldade em algumas disciplinas. Esses são considerados pelos participantes como principais moti-vos/fatores da migração da escola fundamental regular para EJA. Pode-se inferir que a defasagem idade/série pode estar induzindo estes alunos a entrarem no mercado de trabalho mais cedo. Neste contexto, foi possível conhecer alguns dos motivos pelos quais uma parcela cada vez maior de jovens opta pelo ensino na modalidade EJA, e seria impossível eleger um que explicasse este fenômeno. En-tende-se que o rejuvenescimento desta população não pode ser analisado somente por um ângulo, mas que deve ser compreendido como um fenômeno complexo e multifacetado. Esta escola na modalidade EJA precisa ser um ambiente propício ao desenvolvimento do exercício pleno da cidadania. Para tan-to, cabe a toda a comunidade escolar, em seus diversos segmentos, exigir e se dispor para que a escola ofereça formação de qualidade e que prepare o cidadão consciente de sua realidade. Só assim será possível, não apenas aos alunos que procuram acelerar suas aprendizagens nestas modalidades reivin-dicarem seus direitos, mas toda a sociedade. Este jovem deve se sentir integralmente nesta escola, porém se sabe que todo esse processo requer por parte de toda a sociedade um grande esforço e ade-quação. Estas considerações nos fazem refletir sobre a necessidade de mudanças na forma de pensar e de ver esta modalidade de ensino e lutar por uma escola mais voltada aos anseios da comunidade esco-lar, contemplando as necessidades locais, as especificidades de cada região e as singularidades de cada espaço.
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