dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Coqui, Alexandre Dijan | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T14:02:24Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T14:02:24Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1352 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study started from the need to reflect on the construction of the politicalpedagogic
project in the Democratic size. Aimed to understand and identify the main
difficulties in the construction of the PPP, the involvement of the subjects involved in
this process and the process of selection of participants to be responsible for
developing the PPP, noting the school's organizational structure and practice of
democratic management. Was used the theoretical framework for justification of
research and construction of the stages of data collection, quantitative and
qualitative, in order to structure the reality experienced in the school and its practices
as democratic management and participatory planning. Were interviewed at first
twenty-five people to define the specific interviews, and selected from the twenty-five
respondents, only five professionals in education with a minimum of science on the
meaning of the theme, these directly involved in the construction of the PPP. It was
identified that the professionals have little knowledge about the meaning of
democratic management and political-pedagogical projects. They point to the
importance of democratic management in the construction of the PPP of the school,
the responsibility of those involved and the inclusion of this construction company. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Envolvimento | por |
dc.title | A construção do projeto político-pedagógico na dimensão democrática | por |
dc.title.alternative | A construction project in political pedagogical dimension-democratic | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do projeto
político-pedagógico na dimensão democrática. Teve como objetivo conhecer e
identificar as principais dificuldades na construção do PPP, na participação dos
sujeitos envolvidos nesse processo, bem como o processo de seleção dos
participantes que serão responsáveis pela elaboração do PPP, observando a
estrutura organizacional da escola e a prática da gestão democrática. Adotou-se o
referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa e para construção
das etapas de coleta de dados, quantitativas e qualitativas, a fim de estruturar a
realidade vivenciada na escola e nas suas práticas, enquanto gestão democrática e
planejamento participativo. Foram entrevistados a princípio vinte e cinco pessoas,
para delimitar as entrevistas específicas, sendo selecionados entre os vinte e cinco
entrevistados, apenas cinco profissionais de educação com um mínimo de ciência
sobre o significado do tema, esses envolvidos diretamente no processo de
construção do PPP. Identificou-se que os profissionais possuem pouco
conhecimento sobre o significado de Gestão Democrática e Projeto Político-
Pedagógico. Apontamos para a importância da Gestão Democrática na construção
do PPP da escola, a responsabilidade dos envolvidos e a inclusão da sociedade
nessa construção. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |