dc.contributor.advisor | Dotto, Dalva Maria Righi | |
dc.creator | Benetti, Graziela | |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T13:05:26Z | |
dc.date.available | 2018-06-26T13:05:26Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13540 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In the context of public administration, new values should be inserted in the Brazilian
management ambience in order to effectuate the adoption of the new paradigms in public
management. Even with the numerous changes that have occurred in the culture of
organizations, or the search for that change, many aspects of the bureaucratic management
still linger in the actions developed in these environments. Thus, this work presents a study of
public management models used in Brazil aiming at a theoretical study which compares the
bureaucratic and administrative models of public management, oriented towards answering
the following question: What must change in the management environments to get the
management models become effective? To answer the proposed question, bibliographic
studies were realized in which we intended, at first, to know the existing literature on the
subjects of public management models, attempts to reform the State, and the reality of
Brazilian public management. The study indicates the quest for transformation of a State,
from a bureaucratic model to a management model, the Brazilian reality considered, is a
process with beginning but no ending, because it requires constant review and rethinking in
order to improve public management. This can only happen through qualification of the
public service and the insertion, in the management ambience, of new organizational tools,
such as the Balanced Scorecard. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão pública gerencial | por |
dc.subject | Gestão pública burocrática | por |
dc.subject | Indicadores de desempenho | por |
dc.subject | Public administration management | eng |
dc.subject | Bureaucratic public management | eng |
dc.subject | Performance indicators | eng |
dc.title | A gestão pública e a busca pela efetivação de valores gerenciais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | No contexto da administração pública, para que se efetive a adoção do novo paradigma da
gestão pública gerencial são necessários novos valores a serem inseridos no ambiente público
de gestão brasileiro, pois mesmo com tantas mudanças ocorridas na cultura das organizações,
ou busca por elas, muitos aspectos do modelo de gestão pública burocrática permanecem
presentes nas ações desenvolvidas nestes ambientes. Neste sentido, este trabalho apresenta um
estudo sobre os modelos de gestão pública utilizados pelo Estado brasileiro, com a finalidade
de se obter um estudo teórico comparativo entre os modelos de gestão pública burocrático e
gerencial, buscando responder à problemática: o que é necessário mudar nos ambientes
públicos de gestão para que o modelo gerencial se efetive? Desta forma, para responder a esta
problemática, foi realizado um estudo bibliográfico, que visou inicialmente conhecer melhor a
literatura já existente sobre os modelos de gestão pública, as tentativas de reforma do Estado,
e a realidade atual da gestão pública brasileira. O estudo realizado demonstra que a busca pela
transformação de um Estado com um modelo burocrático de gestão para um modelo
gerencial, levando em conta a realidade atual brasileira, é um processo que tem início, mas
não tem fim, isso porque necessita de constantes reavaliações e reflexões, a fim de que se
possa, constantemente, realizar melhoramentos e aperfeiçoamentos na gestão pública, o que
só pode ocorrer por meio da qualificação do serviço público e a inserção nos ambientes
públicos de gestão de novas ferramentas de gestão organizacional, como o Balanced
Scorecard. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |