Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDotto, Dalva Maria Righi
dc.creatorBenetti, Graziela
dc.date.accessioned2018-06-26T13:05:26Z
dc.date.available2018-06-26T13:05:26Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13540
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn the context of public administration, new values should be inserted in the Brazilian management ambience in order to effectuate the adoption of the new paradigms in public management. Even with the numerous changes that have occurred in the culture of organizations, or the search for that change, many aspects of the bureaucratic management still linger in the actions developed in these environments. Thus, this work presents a study of public management models used in Brazil aiming at a theoretical study which compares the bureaucratic and administrative models of public management, oriented towards answering the following question: What must change in the management environments to get the management models become effective? To answer the proposed question, bibliographic studies were realized in which we intended, at first, to know the existing literature on the subjects of public management models, attempts to reform the State, and the reality of Brazilian public management. The study indicates the quest for transformation of a State, from a bureaucratic model to a management model, the Brazilian reality considered, is a process with beginning but no ending, because it requires constant review and rethinking in order to improve public management. This can only happen through qualification of the public service and the insertion, in the management ambience, of new organizational tools, such as the Balanced Scorecard.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão pública gerencialpor
dc.subjectGestão pública burocráticapor
dc.subjectIndicadores de desempenhopor
dc.subjectPublic administration managementeng
dc.subjectBureaucratic public managementeng
dc.subjectPerformance indicatorseng
dc.titleA gestão pública e a busca pela efetivação de valores gerenciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoNo contexto da administração pública, para que se efetive a adoção do novo paradigma da gestão pública gerencial são necessários novos valores a serem inseridos no ambiente público de gestão brasileiro, pois mesmo com tantas mudanças ocorridas na cultura das organizações, ou busca por elas, muitos aspectos do modelo de gestão pública burocrática permanecem presentes nas ações desenvolvidas nestes ambientes. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo sobre os modelos de gestão pública utilizados pelo Estado brasileiro, com a finalidade de se obter um estudo teórico comparativo entre os modelos de gestão pública burocrático e gerencial, buscando responder à problemática: o que é necessário mudar nos ambientes públicos de gestão para que o modelo gerencial se efetive? Desta forma, para responder a esta problemática, foi realizado um estudo bibliográfico, que visou inicialmente conhecer melhor a literatura já existente sobre os modelos de gestão pública, as tentativas de reforma do Estado, e a realidade atual da gestão pública brasileira. O estudo realizado demonstra que a busca pela transformação de um Estado com um modelo burocrático de gestão para um modelo gerencial, levando em conta a realidade atual brasileira, é um processo que tem início, mas não tem fim, isso porque necessita de constantes reavaliações e reflexões, a fim de que se possa, constantemente, realizar melhoramentos e aperfeiçoamentos na gestão pública, o que só pode ocorrer por meio da qualificação do serviço público e a inserção nos ambientes públicos de gestão de novas ferramentas de gestão organizacional, como o Balanced Scorecard.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto