dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Cabral, Arlete Moura de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T15:19:53Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T15:19:53Z | |
dc.date.issued | 2009-12-12 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1354 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The Participatory planning should be made as a democratic process in the development
of learning in the school community, where all the action must be in harmony, based
and consistent with the proposal of the educational institution. The problem raised
questions as Participatory Planning may emphasize the pedagogical practice of
democratic action and involved in the school community. It is believed that this vision of
a work plan of action emphasizes critical-reflexive, with clear definitions and lines that
guide the difficulties encountered in the school. The research aims at proposing a study
on the Participative Planning in the Community School, seeking this rule action as a
democratic process and processor. Accordingly the methodology was characterized by
ethnographic research and literature, qualitative in nature, seeking, through semistructured
questionnaire and interviews, a better interpretation of the observed data.
Were interviewed members of the Municipal System of Education Maracanaú. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Planejamento participativo | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Transformação | por |
dc.title | Gestão democrática, uma prática que demanda o planejamento participativo | por |
dc.title.alternative | Democratic management, a practice that demanda the participatory planning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O Planejamento Participativo deve ser assumido como um processo democrático no
desenvolvimento da aprendizagem na comunidade escolar, onde toda a ação deve
estar em harmonia, alicerçada e coerente com a proposta pedagógica da instituição. O
problema levantado questiona como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a
prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade da Escola.
Acredita-se que essa visão de planejamento enfatiza um trabalho de ação críticoreflexiva,
com definições claras e linhas que norteiam as dificuldades encontradas no
contexto da escola. A pesquisa tem como objetivo, propor um estudo sobre o
Planejamento Participativo na Comunidade Escolar, buscando compreender esta ação
como um processo democrático e transformador. A metodologia utilizada foi
caracterizada pela pesquisa etnográfica e bibliográfica, de caráter qualitativo,
buscando, através de questionário semi-estruturado e entrevistas, uma melhor
interpretação dos dados observados. Foram entrevistados membros do Sistema
Municipal de Educação de Maracanaú. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |