TCC Desenho Industrial - Bacharelado
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Bacharelado em Desenho Industrial
Submissões recentes
-
Joalheria e sustentabilidade: peças a partir de resíduos têxteis
(2024-07)Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma peça de joia utilizando resíduos têxteis, explorando novas possibilidades dentro da joalheria contemporânea com um enfoque em sustentabilidade. O projeto foi estruturado ... -
Design e envelhecimento populacional: projeto de um aparador de unhas
(2024-07)O crescente aumento da população idosa evidencia a existência de estereótipos negativos, enraizados na sociedade, sobre o envelhecer. O Design tem papel importante no enfraquecimento de tais estereótipos, visto que se ... -
Caligrafia gótica e lettering na tatuagem
(2024-08)A estética gótica vem sendo aplicada há séculos em projetos de, presumivelmente, todas as áreas da criatividade humana. Atualmente a tatuagem é uma dessas áreas, e possui grande potencial de experimentação e aplicação ... -
Análise de produto à moda clássica: considerações sobre o estilo de uma bateria eletrônica [drum machine]
(2024-07)Este trabalho é resultado da reflexão sobre a relação entre os fundamentos do desenho de comunicação visual no projeto de instrumentos musicais eletrônicos, as baterias chamadas de drum machines. O objetivo principal ... -
Hey Kiddo: um aplicativo para comunicação familiar e desenvolvimento infantil
(2024)O presente trabalho busca descrever o processo de projetação da interface Hey Kiddo, um aplicativo voltado para a comunicação familiar e o desenvolvimento infantil, através da metodologia 5I’s, proposta por Gasparetto ... -
Protótipo de plataforma interativa para hospital veterinário
(2024)Este projeto tem como objetivo criar um protótipo de interface para uma plataforma digital, direcionada tanto aos trabalhadores quanto aos tutores de animais em hospitais veterinários. Dessa forma, foi criado um protótipo ... -
Ilustração e criação de personagens: desenvolvimento de concept arts a partir da análise de artbooks
(2024-08)Resumo não disponível. -
Audiovisualidades: a imagem como experiência estética
(2024-08)Este projeto busca compreender a imagem como experiência estética a partir da criação de audiovisualidades. As audiovisualidades (PEDROZO, 2022), ou imagem interpretada (AREAL, 2012), são desenvolvidas a partir da metodologia ... -
Conexões visíveis: o poder da fotografia documental como ferramenta de comunicação
(2024-07)A Universidade Federal de Santa Maria realiza projetos de extensão, ensino e pesquisa que muitas vezes passam despercebidos pela comunidade. Nesta pesquisa, a fotografia é explorada principalmente pelo seu potencial ... -
Processo de modelagem 3D de personagens de RPG para impressão
(2024)Este trabalho de conclusão de curso (TCC) se concentrou no estudo e aprendizado do estudo da técnica de modelagem 3D de personagens para RPG, com o objetivo de prepará-los para impressão. Durante a pesquisa, foi realizado ... -
Organizador de louças com foco em design circular
(2023-07)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o desenvolvimento de um organizador de louças com foco em circularidade, inserido no contexto do Desenho Industrial e projeto de produto. O objetivo é compreender as ... -
A tipografia na interface
(2022-10)Muitas pessoas utilizam Interfaces de dispositivos para realizar tarefas do dia a dia, como ler, estudar, socializar, trabalhar e até se divertir. Boa parte do conteúdo dessas interfaces é escrito, por isso, ao trabalhar ... -
O design no audiovisual: o papel do designer de produção no desenvolvimento de videoclipes
(2018-12)O mercado audiovisual está em constante crescimento, tendo um significativo aumento no número de produção. Destacando-se como um dos produtos de maior audiência presente em plataformas onlines como o Youtube estão os ... -
Promoção de produto audiovisual do tipo curta-metragem e seus desdobramentos metodológicos
(2021-08)O presente trabalho é resultado dos diversos estudos sobre a promoção do produto de comunicação visual, audiovisual de curta-metragem. O propósito principal foi compreender o papel do ciclo de vida de produtos industriais ... -
Universo Batman aplicado a utensílios de cozinha
(2017-05)O design é um processo que visa solucionar problemas através da inovação. Dentro desse universo de possibilidades do design estão os utensílios de cozinha, que auxiliam o dia a dia das pessoas através dessas inovações, ... -
O uso da imagem no design editorial
(2022-02)O design editorial é uma ramificação do design gráfico que tem como objetivo organizar um grande número de elementos, principalmente textos e imagens, em uma sequência de páginas, como em livros. Para fazer o projeto ... -
Redesign da coleira C-Tech: equipamento medidor do conforto animal da empresa Chip Inside
(2015-04)O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal o redesenho da coleira monitoradora de conforto animal, C-Tech, da empresa Chip Inside. O projeto iniciou-se com um estudo sobre a situação atual da ... -
Utilização da música, emoções e tecnologia computacional no desenvolvimento de joias contemporâneas
(2018-07)Este trabalho teve como objetivo a aplicação da tecnologia computacional no desenvolvimento de joias contemporâneas que pudessem materializar o elo existente entre música e emoções. Como metodologia, foram mesclados ... -
Fotografia como agente de empoderamento: emancipação social e expressão de travestis e transgêneros
(2018-07)O Brasil é o país que mais mata pessoas transgêneros e travestis no mundo inteiro. Isso se deve à transfobia que todo o grupo populacional sofre. Devido ao preconceito, esse grupo tem uma imagem socialmente construída ...