Drácula para todos: um estudo sobre paratextos editoriais
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo aprofundar-se na importância dos elementos paratextuais na obra clássica impressa “Drácula” do romancista Bram Stoker, bem como, fornecer uma reflexão através do método de estudo de caso, que permitiu a aproximação necessária para responder as questões “como” e “por que” acerca da utilização dos paratextos na busca de diferentes públicos. Abordaram-se inúmeros conceitos acerca do mercado editorial brasileiro, como a cadeia produtiva do livro, a contextualização histórica e apontamentos contemporâneos. Para uma efetiva imersão no tema, explanou-se sobre o processo de produção do livro impresso e suas características tradicionais, conceituando elementos essenciais na tentativa de tornar a pesquisa passível de compreensão para os futuros leitores. Baseando-se nos conceitos estudados efetuou-se a análise de cinco edições da obra “Drácula” de Bram Stoker, destacando suas características, comparando e evidenciando os acréscimos, as supressões e a disposição dos paratextos editoriais. O estudo de diferentes edições de uma mesma obra efetuada por diferentes editoras revela que os paratextos editoriais são indispensáveis na produção de um livro, possibilitando a construção de novos sentidos e o alcance de novos leitores, contextualizando com as demandas de cada época e facilitando o acesso de novas gerações a uma obra considerada clássica.
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