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dc.contributor.advisorRosa, Rosane
dc.creatorJorge, Loren Kellen Carvalho
dc.date.accessioned2018-06-28T17:04:21Z
dc.date.available2018-06-28T17:04:21Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.date.submitted2015
dc.identifier.citationJORGE, L. K. C. A produção editorial aplicada à educação a distância: estudo de caso de materiais didáticos do curso de Pedagogia EAD. 2015. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13604
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.por
dc.description.abstractTextbooks are in a profitable and active category in the publishing scene. However in times of technological changes and reflections on Brazilian education, we need to think about their possible consequences. This is the case of teaching materials for Distance Education (EAD) as it is an alternative educational modality for millions of people. The problem of this research lies with the type of material produced, their devices and their quality from the point of view of the editorial production. The objective is to investigate the processes of production of this sector, its characteristics, difficulties and challenges. So it was decided to select two courses a semester in one of the EAD graduations of the Federal University of Santa Maria (UFSM), being chosen the Faculty of Education for its educational bias. The theoretical-methodological approach used was literature review to discuss important concepts in developing these products, with the theoretical support of the authors Moore and Kearsley (2007), Leão (1999), Belloni (2001) and Filho (1997) and case study to perform the analysis of materials. From the survey it was concluded that editorial criteria are taken into consideration and adopted by the multidisciplinary team at the Open University (EMUAB). However there are still alternatives to be explored and ways to improve it. Thus, it is concluded that the teaching materials segment is rarely discussed within the axis of the editorial production and communication and there is ample room for discussion and inclusion of new products in order to collaborate with education, whether mediated by educational technologies network or not.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProdução editorialpor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEditorial productioneng
dc.subjectTeaching materialseng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleA produção editorial aplicada à educação a distância: estudo de caso de materiais didáticos do curso de Pedagogia EADpor
dc.title.alternativeEditorial production applied to distance education: case study materials teaching the course of Pedagogy EADeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoNo cenário editorial, os livros didáticos estão em uma categoria lucrativa e ativa, no entanto, em tempos de mudanças tecnológicas e reflexões sobre a educação brasileira, é preciso pensar sobre os seus possíveis desdobramentos. É o caso dos materiais didáticos da Educação a Distância (EAD), já que é uma modalidade educacional alternativa para milhões de pessoas. O problema desta pesquisa recai sobre o tipo de material produzido, seus dispositivos e sua qualidade do ponto de vista da produção editorial. Objetiva-se investigar os processos da produção deste segmento, suas características, dificuldades e desafios. Assim, optou-se por selecionar duas disciplinas de um semestre de uma das graduações EAD da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo escolhido o curso de Pedagogia por seu viés educativo. A abordagem teórico-metodológica utilizada foi revisão bibliográfica para discutir conceitos importantes para a elaboração destes produtos, com o aporte teórico dos autores Moore e Kearsley (2007), Leão (1999), Belloni (2001) e Filho (1997) e estudo de caso para realizar a análise dos materiais. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que critérios editoriais são levados em consideração e adotados pela equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta (EMUAB), todavia, ainda há alternativas para serem exploradas e pontos a serem aprimorados. Deste modo, conclui-se que o segmento de materiais didáticos é pouco discutido dentro do eixo da produção editorial e da comunicação e existe um amplo espaço para debate e inserção de novos produtos a fim de colaborar com a educação, seja ela mediada pelas tecnologias educacionais em rede ou não.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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