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dc.contributor.advisorFajardo, Ricardo
dc.creatorBarazzutti, Milene
dc.date.accessioned2018-06-29T13:00:30Z
dc.date.available2018-06-29T13:00:30Z
dc.date.issued2010-02-26
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13618
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.description.abstractFace the change arising when a student passes from the second to the third cycle of Middle School, one may ask: the concepts studied initially in the Elementary School may be considered as understood and fully grasped for all students who have passed on to the fifth grade? Considering, in particular, the teaching of Mathematics, one observes that, during this process of change, the use of manipulatives is left behind for the sake of abstraction. Thus, considering that in the Laboratory Method for Teaching Mathematics (LMTM) exists a variety of manipulatives such as games involving mental calculation, logical reasoning and abstractions, it is valid to ask: why not use these materials also in the final grades of Middle School? Perhaps, is it so due to the lack of knowledge on how to use such materials? Better yet, what would be the actual influence in the use of such manipulatives when applied to the construction of some concepts, by the student, regarding a certain mathematical object? Thus, the present study constitutes, initially, as a reflection on “how” to teach, more specifically in the case of the LMTM used as a strategy to learn the four basic arithmetic operations in the fifth grade of the Middle School, as well as its influence in the teaching process. To search for possible answers to the above questions the research work was divided in two intertwine parts: one theoretical based on the available literature, the other practical based on a case study with the participation of students from the Colégio Estadual Edna May Cardoso, Santa Maria/RS. The research development, looking beyond the strategies for teaching, allowed relevant considerations regarding the school social functions and the role of the school mathematics in the formation of individuals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLaboratório de ensino de matemáticapor
dc.subjectMatemática escolarpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleLaboratório de ensino de matemática como estratégia de aprendizagem para as quatro operações aritméticas básicaspor
dc.title.alternativeLaboratory teaching of mathematics as a strategy for learning four basic arithmetic operationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localCentro de Ciências Naturais e Exataspor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoDiante de todas as mudanças que surgem com a passagem do segundo para o terceiro ciclo do Ensino fundamental, cabe a pergunta: os conceitos estudados nas séries iniciais podem ser considerados consolidados para todos aqueles que chegam à 5ª série? Pensando especificamente no ensino da Matemática, percebe-se que, nesta etapa, o uso de materiais manipulativos é abandonado em nome da abstração. Assim, considerando que em Laboratórios de Ensino de Matemática há tanto materiais manipulativos, quanto jogos que se utilizam do cálculo mental, raciocínio lógico e abstrações, vale perguntar: por que não utilizar tais materiais também nos anos finais do Ensino fundamental? Talvez pela falta de conhecimento sobre como e para que utilizar tais materiais? Ou ainda, sobre qual a real influência, do uso de tais materiais, na construção de significados pelos estudantes para certos objetos matemáticos? Assim, o presente estudo se constitui, inicialmente, como uma reflexão sobre o “como” ensinar, especificamente, no caso do uso do LEM como estratégia de aprendizagem das quatro operações aritméticas básicas, na 5ª série do Ensino fundamental e sobre sua influência na aprendizagem. Para buscar possíveis respostas aos questionamentos apresentados, o desenvolvimento da pesquisa foi dividido em duas partes interdependentes: uma teórica baseada em estudos bibliográficos e outra prática baseada em um estudo de caso, com a participação de estudantes do Colégio Estadual Edna May Cardoso, Santa Maria/RS. O desenvolvimento do estudo, para além do foco em estratégias de ensino e aprendizagem, permitiu importantes reflexões acerca das funções sociais da escola e o papel da Matemática escolar na formação dos sujeitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

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