dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Brum, Danilieta Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T12:22:49Z | |
dc.date.available | 2018-07-02T12:22:49Z | |
dc.date.issued | 2010-03 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13630 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present work had as objective to implement the Environmental Education in the State
School of Basic Education Capitão Emídio Jaime de Figueiredo, putting in practice the
selective collection of garbage, as well as, the use of the organic residue, avoiding the
contamination of the environment and developing in the students the sense of responsibility in
the preservation of the environment where they lives. When observing the community’s
behavior that surrounds the school, mainly in relation to the destiny of the garbage produced
in the residences and, to analyze the questionnaires that had been used for collections of data,
it was possible to notice that the residents still didn’t have enough explanation regarding to
the subject in question, even so some felt necessity to change this reality. For this has been
proportionate to the school community a lecture of clarification and one walked ecological
around the neighborhood, with the participation of teachers and students, where was
distributed pamphlets containing information regarding questions as: recycling, composting,
collects selective and of as he is being streamlined this work in the city. The school also tried
to adjust its environment putting standardized dump for the selective collection and using the
organic composition in the flower bed of the school and school vegetable garden. Was clear
the necessity of the school to work, still more effectively, the environmental questions as
contents and practical in the initial series of Basic Education and from there, to start to
develop in the students a transforming spirit, considering the Environmental Education as one
of the possible efforts in the modification of conceptions and attitudes, aiming at to the
transformation of the current reality, the respect to the environment and the improvement of
the quality of life of the residents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Coleta seletiva | por |
dc.subject | Compostagem | por |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.subject | Selective collection | eng |
dc.subject | Composting | eng |
dc.title | Educação ambiental na escola: da coleta seletiva do lixo ao aproveitamento do resíduo orgânico | por |
dc.title.alternative | Environmental education in schools: the selective collection of garbage to the development of organic waste | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo implementar a Educação Ambiental na Escola
Estadual de Ensino Fundamental Capitão Emídio Jaime de Figueiredo, colocando em prática a
coleta seletiva do lixo, bem como, o aproveitamento do resíduo orgânico, evitando assim a
contaminação do ambiente e desenvolvendo no aluno o senso de responsabilidade na
preservação do meio em que vive. Ao observar-se o comportamento da comunidade que
circunda a escola, principalmente em relação ao destino do lixo produzido nas residências e,
de analisar os questionários que foram usados para coletas de dados, foi possível perceber que
os moradores ainda não tinham esclarecimentos suficientes com relação ao assunto em
questão, embora alguns sentissem necessidade de mudar essa realidade. Para isso foi
proporcionado à comunidade escolar uma palestra de esclarecimento e uma caminhada
ecológica pelo bairro, com a participação de professores e alunos, onde foram distribuídos
panfletos contendo informações a respeito de questões como: reciclagem, compostagem,
coleta seletiva e de como está sendo dinamizado este trabalho no município. A escola também
procurou adequar seu ambiente colocando lixeiras padronizadas para a coleta seletiva e
utilizando o composto orgânico nos canteiros do jardim e horta escolar. Ficou clara a
necessidade de a escola trabalhar, ainda mais efetivamente as questões do meio ambiente
como conteúdos e práticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e a partir daí, começar a
desenvolver nos alunos um espírito transformador, propondo a Educação Ambiental como um
dos esforços possíveis na modificação de concepções e atitudes, visando à transformação da
realidade atual, o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |