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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorBrum, Danilieta Pereira
dc.date.accessioned2018-07-02T12:22:49Z
dc.date.available2018-07-02T12:22:49Z
dc.date.issued2010-03
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13630
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present work had as objective to implement the Environmental Education in the State School of Basic Education Capitão Emídio Jaime de Figueiredo, putting in practice the selective collection of garbage, as well as, the use of the organic residue, avoiding the contamination of the environment and developing in the students the sense of responsibility in the preservation of the environment where they lives. When observing the community’s behavior that surrounds the school, mainly in relation to the destiny of the garbage produced in the residences and, to analyze the questionnaires that had been used for collections of data, it was possible to notice that the residents still didn’t have enough explanation regarding to the subject in question, even so some felt necessity to change this reality. For this has been proportionate to the school community a lecture of clarification and one walked ecological around the neighborhood, with the participation of teachers and students, where was distributed pamphlets containing information regarding questions as: recycling, composting, collects selective and of as he is being streamlined this work in the city. The school also tried to adjust its environment putting standardized dump for the selective collection and using the organic composition in the flower bed of the school and school vegetable garden. Was clear the necessity of the school to work, still more effectively, the environmental questions as contents and practical in the initial series of Basic Education and from there, to start to develop in the students a transforming spirit, considering the Environmental Education as one of the possible efforts in the modification of conceptions and attitudes, aiming at to the transformation of the current reality, the respect to the environment and the improvement of the quality of life of the residents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectColeta seletivapor
dc.subjectCompostagempor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectAwarenesseng
dc.subjectSelective collectioneng
dc.subjectCompostingeng
dc.titleEducação ambiental na escola: da coleta seletiva do lixo ao aproveitamento do resíduo orgânicopor
dc.title.alternativeEnvironmental education in schools: the selective collection of garbage to the development of organic wasteeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo implementar a Educação Ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitão Emídio Jaime de Figueiredo, colocando em prática a coleta seletiva do lixo, bem como, o aproveitamento do resíduo orgânico, evitando assim a contaminação do ambiente e desenvolvendo no aluno o senso de responsabilidade na preservação do meio em que vive. Ao observar-se o comportamento da comunidade que circunda a escola, principalmente em relação ao destino do lixo produzido nas residências e, de analisar os questionários que foram usados para coletas de dados, foi possível perceber que os moradores ainda não tinham esclarecimentos suficientes com relação ao assunto em questão, embora alguns sentissem necessidade de mudar essa realidade. Para isso foi proporcionado à comunidade escolar uma palestra de esclarecimento e uma caminhada ecológica pelo bairro, com a participação de professores e alunos, onde foram distribuídos panfletos contendo informações a respeito de questões como: reciclagem, compostagem, coleta seletiva e de como está sendo dinamizado este trabalho no município. A escola também procurou adequar seu ambiente colocando lixeiras padronizadas para a coleta seletiva e utilizando o composto orgânico nos canteiros do jardim e horta escolar. Ficou clara a necessidade de a escola trabalhar, ainda mais efetivamente as questões do meio ambiente como conteúdos e práticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e a partir daí, começar a desenvolver nos alunos um espírito transformador, propondo a Educação Ambiental como um dos esforços possíveis na modificação de concepções e atitudes, visando à transformação da realidade atual, o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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