dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Barreto, Rosa Maria Lima | |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T13:10:07Z | |
dc.date.available | 2018-07-02T13:10:07Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13632 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research is understanding the main elements of intervention
which the school manager performs to deal with bullying situations. The issue arose
from the need to comprehend the conflicts of our society. The research was
developed from literature reflections, and an observation at a public school in
Fortaleza city that has contributed to the development of this work. The theme above
should be discussed in a reflexive way and every action of the school should aim the
end or, at list, the mitigation of the bullying. We realize that the school managers,
aiming the decrease of bullying situations, need rethinking together the projects of
pedagogic intervention. In several places, such as Fortaleza, Porto Alegre and Santa
Maria, there are projects of bullying’s coping and prevention. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bullying | eng |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.title | A gestão escolar e o seu papel no enfrentamento do bullying | por |
dc.title.alternative | The school management and is function in the bullying’s coping | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é conceber os principais elementos de intervenção que o
Gestor Escolar realiza no enfrentamento das situações de bullying. O tema partiu da
necessidade de entender as situações conflituosas da sociedade atual. O
desenvolvimento da pesquisa se deu através de reflexões bibliográficas, além de
uma observação realizada em uma escola pública do município de Fortaleza que
contribuiu para elaboração deste trabalho. A temática supracitada deve ser discutida
de forma reflexiva e toda e qualquer ação da escola deve estar voltada para a
extinção ou amenização da prática do bullying. Percebemos que os Gestores
Escolares necessitam repensar coletivamente projetos de intervenções pedagógicas
para tentar diminuir as situações de bullying. O enfrentamento do bullying em vários
locais como aqui em Fortaleza, Porto Alegre e em Santa Maria existem projetos de
prevenção e enfrentamento da problemática em ação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |