Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorBarreto, Rosa Maria Lima
dc.date.accessioned2018-07-02T13:10:07Z
dc.date.available2018-07-02T13:10:07Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13632
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe objective of this research is understanding the main elements of intervention which the school manager performs to deal with bullying situations. The issue arose from the need to comprehend the conflicts of our society. The research was developed from literature reflections, and an observation at a public school in Fortaleza city that has contributed to the development of this work. The theme above should be discussed in a reflexive way and every action of the school should aim the end or, at list, the mitigation of the bullying. We realize that the school managers, aiming the decrease of bullying situations, need rethinking together the projects of pedagogic intervention. In several places, such as Fortaleza, Porto Alegre and Santa Maria, there are projects of bullying’s coping and prevention.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSociedadepor
dc.titleA gestão escolar e o seu papel no enfrentamento do bullyingpor
dc.title.alternativeThe school management and is function in the bullying’s copingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é conceber os principais elementos de intervenção que o Gestor Escolar realiza no enfrentamento das situações de bullying. O tema partiu da necessidade de entender as situações conflituosas da sociedade atual. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de reflexões bibliográficas, além de uma observação realizada em uma escola pública do município de Fortaleza que contribuiu para elaboração deste trabalho. A temática supracitada deve ser discutida de forma reflexiva e toda e qualquer ação da escola deve estar voltada para a extinção ou amenização da prática do bullying. Percebemos que os Gestores Escolares necessitam repensar coletivamente projetos de intervenções pedagógicas para tentar diminuir as situações de bullying. O enfrentamento do bullying em vários locais como aqui em Fortaleza, Porto Alegre e em Santa Maria existem projetos de prevenção e enfrentamento da problemática em ação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto