Ação TECNEP: movimentos, mediações e implementação da política de inclusão no IFFar, campus São Vicente do Sul
Abstract
A pesquisa realizada vincula-se à área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvendo-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial/UFSM, compondo os estudos realizados na Linha de Pesquisa 1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica. Este estudo partiu de questões lançadas nas reuniões da Comissão de Acessibilidade da UFSM, as quais levaram à reflexão sobre o processo de inclusão em Educação Profissional e Tecnológica. Assim, esta pesquisa tem como tema a implementação da política pública Ação TECNEP, voltada para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A problematização versa sobre quais movimentos e experiências foram desenvolvidos quando da implementação da referida ação no Instituto Federal Farroupilha, no campus São Vicente do Sul. O objetivo geral foi analisar os movimentos da Ação TECNEP, a fim de identificar as ações implementadas no contexto estudado. Os objetivos específicos foram investigar a historicidade da Ação TECNEP no contexto do campus; analisar as condições de inclusão, permanência e conclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais; e compreender os limites e as possibilidades da Ação TECNEP no contexto do referido campus. A pesquisa partiu da busca por referenciais teóricos sobre políticas públicas, inclusão e educação profissional e tecnológica, além de uma investigação documental nos fundamentos políticos de inclusão, em documentos relacionados à política Ação TECNEP. A metodologia escolhida consiste em pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Investigou-se o campus por meio de entrevista semiestruturada, direcionada aos servidores e aos estudantes com necessidades educacionais especiais e registrada em diário de campo. As categorias do método, as quais possibilitaram a análise do fenômeno, foram: historicidade, mediação, totalidade e contradição. Como resultados, há o entendimento de que os movimentos de implementação da Ação TECNEP no campus São Vicente do Sul provocaram implicações significativas para a instituição. A historicidade da implementação da política pública evidenciou-se, em âmbito local, nos movimentos das ações e experiências implementadoras, apresentando início, ápice e declínio. As análises sobre os pilares da política, a inclusão, a permanência e a conclusão, evidenciam que eles foram concretizados. A compreensão sobre os limites e as possibilidades da política revela o seu declínio enquanto organização, porém este estudo considera que, em âmbito local, a inclusão educacional permanece em movimento, ao embasar e manifestar-se na atual política de inclusão da instituição, abrindo-se a muitas possibilidades. Assim, conclui-se que as experiências de implementação da política Ação TECNEP podem contribuir para a implementação de outras políticas de inclusão.
Collections
The following license files are associated with this item: