O programa permanência e êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar
Resumo
A presente pesquisa discute a possibilidade da permanência e a conclusão com êxito dos estudantes da classe trabalhadora, que acessam a Educação Profissional e Tecnológica. Esta discussão foi realizada a partir da análise do Programa Permanência e Êxito (PPE), desenvolvido pelo Instituto Federal Farroupilha. A pesquisa está vinculada à linha pesquisa de Políticas e Gestão em EPT do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo Kairós – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Após a apresentação da pesquisa e os encaminhamentos teórico-metodológicos, esta dissertação foi composta por cinco capítulos. Inicialmente são apresentadas as pesquisas anteriores sobre a permanência e êxito, fracasso escolar, evasão e retenção na Educação Profissional e Tecnológica. Em sequência é tratada a historicidade das políticas educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, desde a década de 1990 até o Plano Nacional de Educação aprovado em 2014. O próximo capítulo parte da análise da categoria do Trabalho e a relação com a Educação. Também é apresentada a categoria do Trabalho Pedagógico e as relações iniciais com a produção de dados desta pesquisa. Os últimos capítulos abordam com maior intensidade a política institucional de permanência e êxito do IF Farroupilha e as relações no Trabalho Pedagógico. A análise se deu, a partir da fase de elaboração, das motivações para a criação do programa até a fase da implantação. Como parte de uma realidade histórica, material, que advém de uma práxis, essa pesquisa teve como embasamento teórico e metodológico, o materialismo histórico dialético. Foram realizadas entrevistas com os Coordenadores do PPE e dos Eixos Tecnológicos dos Campi de Júlio de Castilhos e São Vicente do Sul, observações registradas no Diário de Campo e a análise documental. Além disso, os estudantes dos Cursos Integrados e Subsequentes foram convidados a responder um questionário sobre a educação no IF Farroupilha. Os campi selecionados tiveram como recorte a área geográfica e a fase de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A partir da produção de dados foi possível perceber que existe um dualismo de concepções sobre a Educação Profissional e Tecnológica e diferentes posicionamentos sobre permanência e êxito. Embora a política educacional, que rege os Institutos Federais, seja marcada pela inclusão e justiça social, a realidade demonstra que ainda há movimentos de exclusão e eliminação. Além disso, foi possível analisar que o vínculo no Trabalho Pedagógico é marcado pelo distanciamento afetivo e o disciplinamento, embora houvesse movimentos de acolhimento.
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