dc.creator | Peres, Marilen Fagundes | |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T20:25:50Z | |
dc.date.available | 2018-07-02T20:25:50Z | |
dc.date.issued | 2016-06-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13638 | |
dc.description.abstract | The present work intends to deal with issues related to the historical and cultural patrimony of the municipality of Tupanciretã, starting from a vision focused on patrimonial education, seeking to instrumentalize teachers and students from a material in which they address the issues of the history of the municipality from the Valorization of historical and cultural heritage. The material should be made available to encourage teachers in local history teaching, which there is much lack of material to be worked on. Trying to show a vision of history that includes the various range of social groups that contributed to the formation of the municipality from its past mission. To do this, we must draw from some fundamental concepts that will support three main axes: teaching and learning / education, teaching history / local history; And historical cultural patrimony / patrimonial education. The story to be told must come whenever possible (difficulty of reliable sources) including the popular classes, the workers, the blacks, the pardos, not only addressing the privileged classes which are always present in the memorials already produced on the history of the world and Also verified in the Municipal Museum. The work will be divided into chapters, and in the introductory chapters we will focus mainly on the theoretical questions, an attachment should contain the material produced for use by the teachers and finally in the final chapter we will take stock to close the work, seeking to make the moorings To finalize it. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História local | por |
dc.subject | Patrimônio cultural | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Tupanciretã | por |
dc.subject | Local history | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Produção de material didático-pedagógico para a valorização do patrimônio histórico e cultural de Tupanciretã | por |
dc.title.alternative | Production of didactic-pedagogical material for the valorization of the historical and cultural patrimony of Tupanciretã | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende tratar de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do município de Tupanciretã, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial, buscando instrumentalizar docentes e discentes a partir de um material no qual aborde as questões da história do município a partir da valorização do patrimônio histórico e cultural.O material deve ser disponibilizado para que ampare os professores no ensino de história local, o qual existe muita carência de material para ser trabalhado. Tentando mostrar uma visão de história que inclua a vária gama de grupos sociais que contribuíram para a formação do município partindo do seu passado missioneiro. Para isso é preciso que nos pautemos a partir de alguns conceitos fundamentais que respaldarão três eixos principais: ensino e aprendizagem/educação, ensino de história/história local; e patrimônio histórico cultural/educação patrimonial. A história a ser contada deve partir sempre que possível (dificuldade de fontes confiáveis) incluindo as classes populares, os trabalhadores, os negros, os pardos, não abordando apenas as classes privilegiadas as quais estão sempre presentes nos memoriais já produzidos sobre história do município e verificada também no Museu Municipal. O trabalho será dividido em capítulos, sendo que nos capítulos introdutórios nos pautaremos principalmente a partir das questões teóricas, um anexo deverá conter o material produzido para ser utilizado pelos docentes e finalmente no capítulo final faremos um balanço para encerrar o trabalho, buscando fazer as amarras para finalizá-lo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7227767555433465 | por |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Aristeu Castilhos da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3178211577215938 | por |
dc.contributor.referee2 | Saad, Denise de Souza | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5104361169659851 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1166475976702098 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |