Formação permanente de professores de língua portuguesa e o ensino de produção textual, no contexto da educação básica, técnica e tecnológica
Resumo
O trabalho intitulado “Formação Permanente de Professores de Língua Portuguesa e o Ensino de Produção Textual, no Contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida a partir da indagação sobre como ocorre a Formação Permanente para os Professores de Língua Portuguesa e em que medida essa formação contribui para a atuação docente voltada ao ensino de produção textual, no Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos. Com base nessa pergunta, buscou-se investigar o modo como a instituição possibilita a formação permanente dos professores, levantar quais as dificuldades encontradas por esses professores no constante aprimoramento do seu agir docente no que condiz ao ensino de produção textual, e verificar em que medida as formações permanentes realizadas por esses professores têm contribuído para a melhoria do ensino de produção textual em cursos do nível médio modalidade integrado. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com estudo de caso, e os sujeitos foram os professores de Língua Portuguesa do IFFar – Campus Júlio de Castilhos que ministram aulas nos curso Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática. Os dados possibilitaram compreender o modo como esse processo de formação permanente de professores de Língua Portuguesa, voltado ao ensino de produção textual, contribui para qualificar o ensino em cursos integrados na instituição.
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