Mostrar registro simples

dc.creatorTeixeira, Betina Waihrich Marim
dc.date.accessioned2018-07-05T20:49:31Z
dc.date.available2018-07-05T20:49:31Z
dc.date.issued2017-07-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13678
dc.description.abstractThe work entitled "Permanent Training of Portuguese Language Teachers and Teaching of Textual Production in the Context of Basic, Technical and Technological Education" is included in the research line Teaching Training for Vocational and Technological Education, of the Master in Professional Education and Technological. The research was developed based on the question of how the Permanent Formation for Portuguese Language Teachers occurs and to what extent this training contributes to the teaching activity directed to the teaching of textual production at the Farroupilha Federal Institute, Júlio de Castilhos Campus. Based on this question, we sought to investigate the way in which the institution enables the permanent formation of teachers, to identify the difficulties encountered by these teachers in the constant improvement of their teaching performance in what corresponds to the teaching of textual production, and to verify to what extent The permanent formations carried out by these teachers have contributed to the improvement of the teaching of textual production in courses of intermediate level integrated modality. The methodology of the research was based on the qualitative approach, with case study, and the subjects were the Portuguese Language teachers of the IFFar - Júlio de Castilhos Campus who teach classes in the Agricultural Technical and Computer Technician course. The data made it possible to understand the way in which this process of permanent training of Portuguese Language teachers, focused on teaching textual production, contributed to qualify teaching in integrated courses in the Institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectProfessores de língua portuguesapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEnsino básico, técnico e tecnológicopor
dc.subjectPermanent formationeng
dc.subjectTeachers of portuguese languageeng
dc.subjectText productioneng
dc.subjectBasic, technical and technological educationeng
dc.titleFormação permanente de professores de língua portuguesa e o ensino de produção textual, no contexto da educação básica, técnica e tecnológicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho intitulado “Formação Permanente de Professores de Língua Portuguesa e o Ensino de Produção Textual, no Contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida a partir da indagação sobre como ocorre a Formação Permanente para os Professores de Língua Portuguesa e em que medida essa formação contribui para a atuação docente voltada ao ensino de produção textual, no Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos. Com base nessa pergunta, buscou-se investigar o modo como a instituição possibilita a formação permanente dos professores, levantar quais as dificuldades encontradas por esses professores no constante aprimoramento do seu agir docente no que condiz ao ensino de produção textual, e verificar em que medida as formações permanentes realizadas por esses professores têm contribuído para a melhoria do ensino de produção textual em cursos do nível médio modalidade integrado. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com estudo de caso, e os sujeitos foram os professores de Língua Portuguesa do IFFar – Campus Júlio de Castilhos que ministram aulas nos curso Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática. Os dados possibilitaram compreender o modo como esse processo de formação permanente de professores de Língua Portuguesa, voltado ao ensino de produção textual, contribui para qualificar o ensino em cursos integrados na instituição.por
dc.contributor.advisor1De Conto, Janete Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025251887185654por
dc.contributor.referee1Brittes, Letícia Ramalho
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5104573307305494por
dc.contributor.referee2Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6278242900635253por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International