dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Borghetti, Claudete Fátima | |
dc.date.accessioned | 2018-07-09T13:39:44Z | |
dc.date.available | 2018-07-09T13:39:44Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13697 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This research was the subject Work with Project Methodology teachers of municipal schools in a city in the interior of Rio Grande do Sul, aiming to identify and understand what are the perceptions of teachers in the first years of a public school of Lagoa dos Tres Cantos to work with the project methodology in the classroom. As methodological procedure was applied an interview with open questions, to mold the Reflexive Interview (SZYMANSKI, 2004). For data analysis, we used some procedures Content Analysis (BARDIN, 2004). To this end, we developed a qualitative research and data collection was through the participation of three teachers in the first years of elementary school. The reflections analyzed to indicate the importance of the work and practice of design methodology in the development of content in the classroom, collective activity, more pleasurable and contextualized methodology that will facilitate the teaching / learning process in a more meaningful way. As a result of the research, the participants of the survey highlight that work with the design methodology is of paramount importance because search research, community involvement in learning, cooperative work, being an innovative practice and yet also challenging to professionals Municipal School of Basic Education of Lagoa dos Tres Cantos where the research took place. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Metodologia de projetos | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Project methodology | eng |
dc.subject | Teaching practices | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | O desafio dos professores do ensino fundamental da rede municipal de Lagoa dos Três Cantos no trabalho com a metodoligia de projetos | por |
dc.title.alternative | The challenge of teachers of elementary education network of Lagoa dos Três Cantos, RS, Brazil to work with the project methodology | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como temática o Trabalho com a Metodologia de Projetos dos professores da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo identificar e compreender quais são as percepções dos professores dos Anos Iniciais de uma escola municipal de Lagoa dos Três Cantos ao trabalhar com a metodologia de projetos em sala de aula. Como procedimento metodológico, foi aplicado uma entrevista com perguntas abertas, aos moldes da Entrevista Reflexiva (SZYMANSKI, 2004). Para a análise dos dados, utilizou-se alguns procedimentos da Análise de Conteúdo (BARDIN,2004). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi através da participação de três professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As reflexões analisadas indicam para a importância do trabalho e a prática da metodologia de projetos no desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, atividade coletiva, mais prazerosa e contextualizada, metodologia que vem facilitar o processo ensino/aprendizagem de uma forma mais significativa. Como resultado da investigação, as participantes da pesquisa destacam que o trabalho com a metodologia de projetos é de suma importância, pois busca a pesquisa, o envolvimento das comunidades de aprendizagens, um trabalho cooperativo, sendo uma prática inovadora e ainda também desafiadora aos profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Lagoa dos Três Cantos onde se realizou a pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |