Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorBandeira, Franciéli
dc.date.accessioned2018-07-09T14:14:24Z
dc.date.available2018-07-09T14:14:24Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13699
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research aimed to study the gap between theory and practice on the management education and how education agents may contribute to decrease that distance. For this, developed a type of qualitative research case study. 10 teachers participated in this study the final grades of primary education in a state school in the town of Santa Rosa, RS, along with board members and other segments of the school. As methodological procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed point to the importance of the approximation and the actual realization of a democratic educational management. The theory is clear on Educational Management in most educational institutions, but sometimes the distance between theory and practice is great. The knowledge of the institution, the laws, the political pedagogical project, the community in which the school is located, is vital so that you can actually participate in the realization of the educational process. The teachers, staff, students and parents must increasingly participate in discussions and decisions, will focus more on the school and therefore will become more critical and demanding of their rights and duties related to education, not only with regard to education, but that implies its citizenry as a whole.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacional democráticapor
dc.subjectGestores educacionaispor
dc.subjectAproximação entre teoria e práticapor
dc.subjectDemocratic education managementeng
dc.subjectManagerseng
dc.subjectEducational approach between theory and practiceeng
dc.titleUm estudo sobre o distanciamento entre teoria e prática relativo à gestão educacional e o papel dos agentes da educação nessa aproximação: limites e possibiliddadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou o estudo sobre o distanciamento entre a teoria e a prática relativo à gestão educacional e como os agentes educacionais podem contribuir de forma a diminuir essa distância. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram dessa pesquisa 10 professores das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Santa Rosa, RS, juntamente com membros da direção e demais segmentos da escola. Como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância da aproximação e a real efetivação de uma gestão educacional democrática. A teoria sobre Gestão Educacional está clara na maioria das instituições de ensino, mas às vezes a distância entre a teoria e a prática é grande. O conhecimento da instituição, das leis, do projeto político pedagógico, da comunidade em que a escola está inserida, é fundamental para que se possa realmente participar da efetivação do processo educacional. Os professores, funcionários, alunos e pais de alunos, devem participar cada vez mais das discussões e das decisões, passarão a valorizar mais a escola e, por conseguinte, vão se tornar mais críticos e exigentes quanto aos seus direitos e deveres relacionados à educação, não só no que diz respeito à educação, mas no que implica a sua cidadania como um todo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto