A imagem em movimento na cineinstalação: poética em arte e tecnologia
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2017-03-31Metadatos
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A pesquisa, em Poéticas Visuais, na linha Arte e Tecnologia, aborda a imagem em movimento e a relação do espectador com a mesma. Nesse sentido, busca investigar de que modo se dá essa relação, quais suas implicações, tendo como princípio questões ligadas ao imaginário e à criação de fragmentos de histórias ficcionais a fim de potencializar a imaginação do espectador. A produção poética resultou em animações analógicas e digitais, tendo como referência a obra literária “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de Roald Dahl. Os personagens Willy Wonka e as crianças recebem uma versão pessoal considerando suas características peculiares. As interferências na história têm como propósito fomentar a imaginação das pessoas possibilitando a elas outros imaginários. Para a concepção desses fragmentos ficcionais bem como da prática artística, parte-se da ideia de montagem, própria da linguagem cinematográfica, favorecendo o envolvimento do público com a obra fílmica. A apresentação da poética pessoal da animação envolve meios híbridos próprios da contemporaneidade artística como a cineinstalação. Os capítulos do trabalho dissertativo tratam a respeito da teoria e da prática artística acontecendo concomitantemente, fundamentadas por autores como Sergei Eisenstein, Ismail Xavier, Marina Estela Graça, Alberto Lucena Júnior, Jacques Aumont, André Parente, Vilém Flusser, entre outros.
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