Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
Abstract
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do Ensino Médio de uma Escola pública de Santa Maria, RS. Apresenta caráter de abordagem qualitativa, enquadrando-se em uma metodologia de Pesquisa-ação. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre “tintas para tatuagem”, o ensino de Química, a utilização de temáticas e de metodologias de ensino de Ciências/Química, como oficinas temáticas, atividades experimentais e estudos de caso. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na Etapa I foram aplicados dois questionários investigativos com questões abertas, um a tatuadores e outro para pessoas tatuadas, com o objetivo de investigar se consideram importante conhecer a composição química das tintas para tatuagem e a utiolização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além de ser uma estratégia didática, as informações obtidas trouxeram elementos que auxiliaram no desenvolvimento da Etapa II da pesquisa com os estudantes, sendo as atividades desenvolvidas em 10 (dez) Intervenções, a primeira com a apresentação da temática, as 8 (oito) seguintes inseridas em duas Oficinas Temáticas (OT), sendo a última (10ª) destinada ao encerramento das atividades, totalizando 26 horas/aula. Na primeira OT, com o título “Química das Soluções e as tintas para tatuagem” priorizou-se a revisão de conteúdos de 1ª e 2ª séries, como solubilidade, polaridade, interações intermoleculares, oxidação-redução, funções inorgânicas e íons metálicos. Na segunda OT, intitulada “Química Orgânica e as tintas para tatuagem” contemplou-se conteúdos de Química Orgânica. Esses conteúdos foram contextualizados com o cotidiano e com a temática “tintas para tatuagem”, além de serem feitas abordagens multidisciplinares. Para a coleta de dados, instrumentos como questionários, produções textuais, exercícios e observações sistemáticas foram utilizados e analisados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Os estudantes interagiram em um grupo criado no aplicativo WhatsApp Messenger, a fim de discutirem também as Questões sociocientíficas (QSC), durante a resolução de um caso proposto. Os resultados demonstraram que a temática “tintas para tatuagem”, aliada a diferentes metodologias de ensino oportunizou aos estudantes que fizessem associações importantes entre os conteúdos científicos, a temática e o cotidiano, favorecendo a aprendizagem significativa.
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