Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedrazzi, Fernanda Kieling
dc.creatorBezerra, Janaina de Araujo Nery
dc.date.accessioned2018-07-10T12:47:11Z
dc.date.available2018-07-10T12:47:11Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13719
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis scientific research presents the results regarding users' study as a resource for identifying the need and use of information in the files of the Conselho Federal de Contabilidade. It’s goal is to identify users’ profile that use, directly or indirectly, information or services provided by the Conselho’s file in order to map their needs, conditions, dissemination forms and information retrieval. It is expected to equip the file with information for the establishment of actions and promotion and accessibility policies of the collection as well as the establishment of excellence standards of service and satisfaction of its users-clients. To obtain the necessary data to allow the completion of this work, a questionnaire was prepared and distributed to 100 people allegedly study participants. The questionnaire was divided into 22 items with open and closed questions, divided into two parts. In the first part, information regarding the users identification were extracted and in the second part, information about users opinion. Among the questionnaires distributed, 45 were answered, and from this sample it was possible to identify users profile, as well as their needs and purposes, beyond the administrative ones, satisfaction level and difficulties identification and areas for improvement regarding the environment and research tools. The promotion, as one of the activities of information marketing, allows the file to establish communication with its clients-users, but such communication is truly effective after the identificationand knowledge of the needs of its target audience, users of the file searched for now.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstudo de usuáriospor
dc.subjectNecessidade de informaçãopor
dc.subjectMarketing da informaçãopor
dc.subjectUser studyeng
dc.subjectNeed of informationeng
dc.subjectInformation marketingeng
dc.titleEstudo de usuários do Arquivo Central do Conselho Federal de Contabilidade: necessidade e uso da informaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta os resultados referentes ao estudo de usuários como recurso para a identificação da necessidade e uso da informação no arquivo do Conselho Federal de Contabilidade. O objetivo foi identificar o perfil dos usuários que utilizam, direta ou indiretamente, as informações ou serviços prestados pelo arquivo do órgão visando, dessa forma, mapear suas necessidades, condições de acesso, formas de difusão e recuperação da informação. Com isso espera-se munir o Arquivo de informações para o estabelecimento de ações e políticas de promoção e acessibilidade do acervo assim como o estabelecimento de padrões de excelência no atendimento e satisfação de seus usuários-clientes. Para a obtenção dos dados necessários que permitiram a realização do presente trabalho foi elaborado um questionário e distribuído para 100 pessoas supostamente participante do estudo. O questionário foi estruturado em 22 itens com questões abertas e fechadas e dividido em duas partes. Na primeira parte foram extraídas informações a respeito da identificação dos usuários e na segunda, informações a respeito da opinião dos usuários. Dos questionários distribuídos, 45 foram respondidos e dessa amostra foi possível identificar o perfil dos usuários, suas necessidades e finalidades, além das administrativas, nível de satisfação e identificação de dificuldades e pontos de melhoria no tocante ao ambiente e instrumentos de pesquisa. A promoção, como uma das atividades do marketing da informação, permite ao Arquivo o estabelecimento de uma comunicação com seus clientes-usuários, porém tal comunicação será realmente efetiva após a identificação e conhecimento das necessidades de seu público-alvo, os usuários de arquivo por ora pesquisado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto