dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Botton, Taiane Osmari | |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T14:15:27Z | |
dc.date.available | 2018-07-10T14:15:27Z | |
dc.date.issued | 2011-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13724 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work aims to recognize the importance of the role of a teacher beyond the classroom, in the situation in which he/she takes charge of the school to do an administrative-financial-pedagogical management. From the problems investigation about a good administration we verified that it grows from the knowledge each manager has about the laws that rule education and about his/her capacity of taking actions that prioritize the public dimension. For so, it is essential that we not forget the possibilities the school management adds to the education depends on the learning and teaching process, considering the role of the student, the teacher, manager and the whole school community joining as a tool the people well-being and their struggle in the construction of citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Gestão escolar e práticas administrativo-pedagógicas no ensino público | por |
dc.title.alternative | School management and administrative pedagogical practices in the public teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho tem por objetivo reconhecer a importância do papel do professor, para além de sua sala de aula na ocasião em que este assume a escola para realizar uma gestão administrativa-financeiro-pedagógica. A partir da investigação da problemática sobre o que significa uma boa administração constatamos que a mesma surge do conhecimento que cada gestor possui tanto das Leis que regem a educação e da sua capacidade de conduzir ações que priorizem a dimensão pública. Para tanto, é essencial não esquecer que as possibilidades da gestão escolar contribui para a educação depende do processo de ensino-aprendizagem, considerando o papel do aluno, professor, gestor e toda comunidade escolar agregando como ferramenta o bem estar de seres humanos e suas lutas na construção da cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |